IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
Dependência conformacional da toxicidade de agregados da lisozima de clara de ovo de galinha em neurônios corticais de ratos.
Marcelo Nunes do Nascimento Vieira 1, Sergio Teixeira Ferreira 1, Fernanda Guarino de Felice 1, Ana Maria Blanco Martinez 2 e Adriano Silva Sebollela 1
1- Instituto de Ciências Biomédicas 2- Depto. de Bioquimica Médica, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ
A agregação de proteínas e a deposição de agregados amilóides em diferentes tecidos são eventos associados a diversas patologias humanas importantes, incluindo a Doença de Alzheimer (DA). Oligômeros formados nos estágios iniciais da agregação protéica foram recentemente apontados como as principais espécies tóxicas em doenças amilóides. Neste trabalho nós mostramos que oligômeros solúveis da lisozima de clara de ovo de galinha, uma proteína normalmente inofensiva, são potentes neurotoxinas para neurônios corticais de rato. Interessantemente, a injeção de oligômeros de lisozima no córtex cerebral de ratos adultos induz extensa e seletiva neurodegeneração e hiperfosforilação da proteína tau, mimetizando os efeitos causados pelo peptídeo beta-amilóide no cérebro de portadores da DA. A hiperfosforilação de tau induzida por oligômeros de lisozima também foi observada em culturas primárias neuronais. Esses resultados sugerem que a neurodegeneração e a hiperfosforilação de tau, características da DA, não dependem estritamente da seqüência de aminoácidos específica do peptídeo beta-amilóide. Na verdade, ambos os eventos parecem ser disparados por uma determinada conformação dos oligômeros amilóides que se acumulam no cérebro dos portadores da DA.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  agregação amilóide; oligômeros; toxicidade

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005