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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
Abordagem do cuidado nos currículos de escolas de enfermagem do estado de Minas Gerais
Daniele Guimarães Dias 1, Roseni Rosângela de Sena 1, Kênia Lara Silva 1, Suelene Coelho 1, Alda Martins Gonçalves 1, Joanilson Santos Guimarães 1 e Elysângela Dittz Duarte 1
1- Depto. de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
O presente estudo tem como objetivo analisar a abordagem do cuidado nos currículos das Escolas de Enfermagem do Estado de Minas Gerais/Brasil. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, ancorado na dialética. Os dados foram obtidos de entrevistas grupais com docentes e discentes de 8 instituições de ensino superior de enfermagem no Estado de Minas Gerais. As falas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas, seguindo-se as orientações para Análise de Discurso. Os dados de fonte secundária foram obtidos nos documentos fornecidos pelas instituições. Os resultados permitem reconhecer que o ensino de enfermagem vem confirmando o cuidado como essência da prática profissional, apoiado num conhecimento científico, historicamente construído e socialmente determinado. O cuidado em enfermagem difere do cuidado praticado por outros profissionais ao incorporar uma visão holística do ser humano, considerando-o, portanto, na sua individualidade e integralidade. A educação em enfermagem focaliza a pessoa em sua totalidade e prima-se pelo respeito à ética humana no ato de cuidar. Neste processo, o ser cuidado e o ser cuidador são vistos e considerados como sujeitos singulares nos seus modos de ser, sentir e expressar. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem deve enfrentar uma luta dinâmica e permanente contra os currículos centrados no modelo biomédico, para permitir que a formação do enfermeiro se centre no cuidado e nas suas principais características: a integralidade e a continuidade. Assim, devem ser ampliadas as discussões acerca das concepções de ensino sustentadas em referenciais crítico-reflexivos e que orientem a formação do enfermeiro para o paradigma de vigilância à saúde.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  cuidado de enfermagem; ensino; currículo

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005