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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem |
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Abordagem do cuidado nos currículos de escolas de enfermagem do estado de Minas Gerais |
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Daniele Guimarães Dias 1, Roseni Rosângela de Sena 1, Kênia Lara Silva 1, Suelene Coelho 1, Alda Martins Gonçalves 1, Joanilson Santos Guimarães 1 e Elysângela Dittz Duarte 1 |
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1- Depto. de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG |
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O presente estudo tem como objetivo analisar a abordagem do cuidado nos currículos das Escolas de Enfermagem do Estado de Minas Gerais/Brasil. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, ancorado na dialética. Os dados foram obtidos de entrevistas grupais com docentes e discentes de 8 instituições de ensino superior de enfermagem no Estado de Minas Gerais. As falas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas, seguindo-se as orientações para Análise de Discurso. Os dados de fonte secundária foram obtidos nos documentos fornecidos pelas instituições. Os resultados permitem reconhecer que o ensino de enfermagem vem confirmando o cuidado como essência da prática profissional, apoiado num conhecimento científico, historicamente construído e socialmente determinado. O cuidado em enfermagem difere do cuidado praticado por outros profissionais ao incorporar uma visão holística do ser humano, considerando-o, portanto, na sua individualidade e integralidade. A educação em enfermagem focaliza a pessoa em sua totalidade e prima-se pelo respeito à ética humana no ato de cuidar. Neste processo, o ser cuidado e o ser cuidador são vistos e considerados como sujeitos singulares nos seus modos de ser, sentir e expressar. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem deve enfrentar uma luta dinâmica e permanente contra os currículos centrados no modelo biomédico, para permitir que a formação do enfermeiro se centre no cuidado e nas suas principais características: a integralidade e a continuidade. Assim, devem ser ampliadas as discussões acerca das concepções de ensino sustentadas em referenciais crítico-reflexivos e que orientem a formação do enfermeiro para o paradigma de vigilância à saúde. |
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Instituição de fomento: CNPq
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
cuidado de enfermagem; ensino; currículo |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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