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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
Perfil atual do aluno do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
Henrique Melo Franco Ribeiro 1 e Maria Alice Nogueira 2
1-Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais 2-Departamento de Ciências Aplicadas à Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
O trabalho consiste em uma análise de um corpus de 122 autobiografias escolares redigidas por alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais, 7º/8º períodos dos turnos diurno e noturno respectivamente, nos anos de 2002 e 2003. Trata-se de uma investigação inserida em um campo emergente da Sociologia da Educação, o das trajetórias escolares. O objetivo da pesquisa, produzida através da análise e categorização dos dados levantados, é traçar um perfil sociológico desses estudantes, investigando, de forma objetiva, características demográficas, socioeconômicas e socioculturais desses indivíduos. Ainda que de forma parcial e numa perspectiva mais geral, chegamos às seguintes conclusões: o aluno do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, levando-se em conta o universo pesquisado, é majoritariamente do sexo feminino, com uma média de idade de 29 anos, nascido, predominantemente, em uma família de até quatro filhos. A escolaridade dos pais é baixa, a maioria não possui os quatro anos finais do ensino fundamental completos. Quanto à sua ocupação, há um cruzamento direto com o nível de escolaridade: pertencem a categorias ocupacionais desprestigiadas socialmente. Com relação à trajetória escolar, a maioria freqüentou a escola pública. No Ensino Médio, a modalidade de ensino cursada foi o técnico/profissionalizante. Desses cursos, a grande procura foi pelo Magistério. Boa parte desses sujeitos não teve qualquer reprovação durante o ensino básico. Fizeram cursinho pré-vestibular e prestaram pelo menos 2 anos de concurso. O curso de Pedagogia nem sempre foi a primeira escolha. Nesse caso, os alunos optaram, em sua maioria, pelos cursos de Psicologia e Direito. A razão da escolha pela UFMG reside no fato da instituição oferecer ensino gratuito. O alunado de Pedagogia trabalha durante o curso superior, começando a incursionar no mercado de trabalho desde o Ensino Médio. Há também indícios de trabalho durante o Ensino Fundamental, embora em menor proporção.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Sociologia da Educação; Trajetórias Escolares; Perfil Sociológico

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005