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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAICÓ: ASPECTOS DE UMA REALIDADE
Aldejane Morais dos Santos 1 e Nazineide Brito 2
1 - Depto de Educação - UFRN 2 - Depto de Estudos Sociais e Educacionais - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
A educação infantil tem como objetivo proporcionar à criança o seu desenvolvimento integral. O presente trabalho visa diagnosticar a realidade do ensino infantil no município de Caicó-RN, ou seja, em que condições administrativas, físico-estruturais e pedagógicas estão funcionando as escolas infantis do município. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se entrevistas, observações, registro e análise dos dados, onde foram consultadas todas as instituições públicas de ensino infantil de Caicó, sendo entrevistados seus gestores e professores. A partir dos dados coletados, verifica-se que em 79% das escolas, o espaço físico pode ser caracterizado como precário ou muito precário e em 21%, o espaço é bom ou adequado para o ensino infantil. Aproximadamente 2.300 crianças encontram-se matriculadas na educação infantil, contando com um professor por sala. A maioria dos profissionais mais responsáveis pela educação das crianças de 0 a 6 anos possuem formação superior completa ou incompleta. Cerca de 71% das escolas possuem proposta pedagógica formalizada, mas no entanto, a maioria delas não foi formulada pelo próprio corpo técnico das instituições. Das 24 instituições, 09 possuem crianças que têm necessidades educativas especiais apresentando: deficiência mental, auditiva, física, entre outros e não contam com um corpo técnico capacitado para trabalhar com elas, sendo dadas apenas algumas orientações, quando da realização de encontros oferecidos pela Secretaria de Educação.
Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  educação infantil; escolas públicas; corpo técnico

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005