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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo |
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COMPREENSÃO DO TERMO COMPETÊNCIA NAS ORIENTAÇÕES
CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA NECESSIDADE FORMATIVA
PARA OS DOCENTES |
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Aline Meiry Cruz de Oliveira 1, Betania Leite Ramalho 1 e Isauro Beltran Ñunez 1 |
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1 Depto de Educação - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
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Nas orientações curriculares para o Novo Ensino Médio, a categoria competência constitui
um eixo articulador. A natureza polissêmica da categoria exige a busca de posições
epistemológicas, a fim de se facilitar sua compreensão no contexto da Reforma Política.
Assim, os professores constituem-se como peças chaves. A pesquisa se orienta ao estudo do
sentido que professores do Ensino Médio, da área de Ciências Naturais, Matemática e suas
Tecnologias (CNMT), atribuem à categoria competência nas orientações curriculares para o
Ensino Médio. A estes professores foi aplicado um questionário de perguntas abertas, dada
a natureza explorativa/ descritiva do estudo. Constatamos que 23,5% dos professores tem
como concepção de competência a formação de sujeitos críticos e 41,1% comparam a
formação de competência com a formação de habilidades como o sugerido nos PCNEM.
Entretanto, compreendemos que a formação de competência extrapola os conceitos
adotados tanto pelos professores pesquisados quanto pelo PCNEM. Para nós, a categoria
competência, assume o sentido de formação de um comportamento dinâmico e organizado
do pensamento que permite mobilizar, analisar e modificar os recursos disponíveis para
resolver, com sucesso, determinados problemas. Dessa forma, a preparação de professores
capacitados para a construção e compreensão das competências é um desafio emergente e
imprescindível nos cursos de formação, para que os docentes possam enfrentar as novas
exigências impostas por sua profissão. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
Competência; Ensino Médio; Formação e Profissionalização Docente |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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