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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
COMPREENSÃO DO TERMO COMPETÊNCIA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA NECESSIDADE FORMATIVA PARA OS DOCENTES
Aline Meiry Cruz de Oliveira 1, Betania Leite Ramalho 1 e Isauro Beltran Ñunez 1
1 Depto de Educação - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
Nas orientações curriculares para o Novo Ensino Médio, a categoria competência constitui um eixo articulador. A natureza polissêmica da categoria exige a busca de posições epistemológicas, a fim de se facilitar sua compreensão no contexto da Reforma Política. Assim, os professores constituem-se como peças chaves. A pesquisa se orienta ao estudo do sentido que professores do Ensino Médio, da área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias (CNMT), atribuem à categoria competência nas orientações curriculares para o Ensino Médio. A estes professores foi aplicado um questionário de perguntas abertas, dada a natureza explorativa/ descritiva do estudo. Constatamos que 23,5% dos professores tem como concepção de competência a formação de sujeitos críticos e 41,1% comparam a formação de competência com a formação de habilidades como o sugerido nos PCNEM. Entretanto, compreendemos que a formação de competência extrapola os conceitos adotados tanto pelos professores pesquisados quanto pelo PCNEM. Para nós, a categoria competência, assume o sentido de formação de um comportamento dinâmico e organizado do pensamento que permite mobilizar, analisar e modificar os recursos disponíveis para resolver, com sucesso, determinados problemas. Dessa forma, a preparação de professores capacitados para a construção e compreensão das competências é um desafio emergente e imprescindível nos cursos de formação, para que os docentes possam enfrentar as novas exigências impostas por sua profissão.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Competência; Ensino Médio; Formação e Profissionalização Docente

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005