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D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ALTERAÇÕES POSTURAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
Cynara Nunes Leão 1 e Marta Lúcia G. R. Adorno 1
1- Curso de Fisioterapia, Centro Universitário Luterano de Palmas -CEULP/ULBRA., CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CEULP-ULBRA
A postura pode ser definida como a posição do corpo no espaço, bem como a relação direta de suas partes com a linha do centro de gravidade. Para que tenhamos uma postura correta é necessária uma integridade do sistema neuromusculoesquelético. É do conhecimento de todos que a má postura corresponde a uma grandiosa maioria dos motivos de queixa dos problemas ortopédicos e álgicos (dor). Estas alterações se iniciam bem cedo, deixando mais susceptíveis crianças e adolescentes por apresentarem estrutura óssea ainda em desenvolvimento. No ambiente escolar encontramos crianças e adolescentes, nossos objetos de estudo, desenvolvendo hábitos posturais incorretos geralmente correlacionados à inadequação do imobiliário em geral e do material escolar, o que leva seu quadro patológico a se agravar. O objetivo deste estudo foi de verificar as alterações posturais nas crianças que estavam matriculadas na escola São José Palmas –TO. Foram avaliadas 1109 crianças com idade média entre 6 e 15 anos, sendo 609 meninas e 500 meninos avaliados, este trabalho teve duração de 18 meses. Das crianças avaliadas sessenta e dois por cento apresentaram alguma alteração postural, agrupando-se os resultados, pôde-se verificar que os desvios posturais que apresentaram um percentual elevado foram: Lordose Lombar quarenta por cento, o Pé Desabado quarenta e nove por cento, o Joelho Valgo cinqüenta por cento, e a Cifose Torácica cinqüenta e cinco por cento. Este estudo mostrou dados sobre as alterações posturais das crianças, identificando padrões comuns. É com base nesses fatos que vimos a escola como local ideal para atuação do fisioterapeuta, pois é nelas que encontramos o maior número de crianças reunidas, podendo desenvolver e aplicar recursos disponíveis em nossa ciência, procurando informar, prevenir, diagnosticar precocemente e tratar com eficiência, a fim de evitar o aparecimento e desenvolvimento de alterações posturais.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Postura; Crianças; Fisioterapia

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005