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D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia
FAMÍLIA E DEFICIÊNCIA NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE ESCOLARIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALINE CRISTINA ANTUNES PÁSSARO 1 e Evani Andreatta Amaral Camargo 1
1. Curso de Fonoaudiologia- Faculdade Ciências da Saúde- Universidade Metodista de Piracicaba/Unimep, UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP
Em uma clínica escola são oferecidos encontros periódicos às famílias dos sujeitos atendidos no setor neurológico, como uma forma de criar espaços discursivos nos quais os pais possam discutir sentimentos que possuem em relação ao filho . Como uma forma de analisar as temáticas discutidas nessas reuniões, este projeto se propôs a estudar as concepções de pais de crianças e jovens com deficiência mental, bem como de profissionais da área, em relação ao processo de aquisição da linguagem escrita de seus filhos e ao processo de escolarização-inclusão, Com isso, o objetivo foi identificar e analisar concepções que pais de sujeitos com deficiência mental e profissionais da área apresentam sobre a importância do processo de aprendizagem da linguagem escrita de sujeitos deficientes mentais e as questões de escolarização e inclusão. Isto foi feito através da análise das reuniões de pais e também das entrevistas realizadas com os profissionais das instituições que atendem esses sujeitos fora da clínica escola. Pode-se constatar que todos os profissionais entrevistados concordam com a inclusão. No entanto, a grande maioria acredita que atualmente o ensino regular ainda não está estruturado para receber o aluno com necessidades educativas especiais. Pode ser que por este motivo que alguns acreditam que a instituição de educação especial ainda é a melhor indicação para determinados casos. Os professores de escolas regulares, o aluno deficiente mental se beneficia da inclusão somente pela convivência com os outros alunos. As pedagogas e a fonoaudióloga das instituições de educação especial ressaltaram que a falta de estrutura da rede regular de ensino prejudica a inclusão e com isso, muitas vezes, a melhor solução é o aluno freqüentar uma instituição de educação especial. No depoimento das mães fica evidente que todas esperam ansiosas para que os filhos possam ler e escrever, mostrando a importância da escrita na vida de todos.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Deficiência; Letramento; Clínica Fonoaudiológica

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005