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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ESTRATEGIAS DELINEADAS NA CONSTRUÇAO DE IDENTIDADES EM ORGANIZAÇOES FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO DOS EXPOSITORES DA FEIRA DE ARTE, ARTESANATO E PRODUTORES DE VARIEDADE DE BELO HORIZONTE
Thiago Duarte Pimentel 1, Alexandre de Pádua Carrieri 2, Claúdio Borges Abate Júnior 2 e Rafael Muradas Sanmartin de Castro 2
1- Instituto de Geociências (IGC/UFMG) 2- Faculdade de Ciências Econômicas (FACE/UFMG), UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
Objetiva-se estudar quais as estratégias experimentadas na construção da identidade organizacional pelos expositores da Feira de Arte e Artesanato - conhecida como "Feira Hippie" de Belo Horizante visando a manutenção de seus negócios familiares.Segundo Cavedon e Ferraz (2003) as estratégias implementadas são como alternativas de caminhos a serem percorridos buscando atingir um determinado ponto, mas, eles também apresentar-se-ão atravessados por construções, que no caso seriam as representações sociais. Damiani (1991) argui que as organizações familiares podem ser definidas como aquelas em que persiste a ocupação de um espaço e se afirmam como grupo afetivo, reforçando o sentimento de familiaridade, desenvolvendo diversas estratégias para a sua sobrevivência como unidades familiares.Para Antuniasi (1993) a noção de estratégia familiar deve ser tomada como elemento fundamental para a compreensão das ações no processo de inserção e sobrevivência econômica e a manutenção da organização. Já pelo estudo da identidade enriquece-se a compreensão do simbólico e das práticas organizacionais. Na busca por sua identidade, na interação com o ambiente e outros grupos, no conhecimento do mundo, nas maneiras de pensar, o indivíduo constrói e modifica suas próprias práticas.Na construção de suas estratégias, nas interações com os outros produz-se a auto-imagem e essa, por sua vez, orienta e fixa parâmetros para a formação do conjunto de conhecimentos a respeito dos outros e de si próprio.Neste estudo focalizaremos a historia das organizações familiares da Feira Hippie. Para Mumby; Clair (1997) estudo das narrativas e das metáforas são fontes importantes para o conhecimento sobre as organizações. Assim, neste estudo qualitativo usar-se-á entrevistas semi-estruturadas para a coleta e a análise do discurso para o tratamento das questões, onde as narrativas dos entrevistados deverão revelar a articulação entre estratégias, identidades organizacionais e familiares de seus negócios.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  estratégia; organizações familiares; identidade

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005