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D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia
O PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS NO DESENVOLVIMENTO CLÍNICO E ESCOLAR DA CRIANÇA SURDA.
Caroline Guibal Ducatti 1 e Cristina Broglia Feitosa de Lacerda 1
1. Faculdade de Ciências da Saúde- UNIMEP- carolinegd@gmail.com/ clacerda@unimep.br, UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP
Durante o último século as propostas de educação de surdos não se tornaram muito eficientes, o que pode ser comprovado quando se observa o desenvolvimento e o processo de aquisição de conhecimentos destes sujeitos após o período escolar, demonstrando limitações quanto aos conteúdos acadêmicos e sua socialização. O propósito desta pesquisa é aprofundar o estudo em uma das propostas para o atendimento dos surdos, qual seja, a abordagem bilíngüe, focalizando o papel da Língua Brasileira de Sinais no desenvolvimento de linguagem das crianças surdas, e observando sua manifestação no contexto clínico e escolar. Foram selecionadas para esta pesquisa duas crianças surdas profundas, com 10 anos de idade, usuárias de Língua de Sinais que recebiam atendimento fonoaudiológico, participavam de Oficinas de Língua de Sinais, e freqüentavam a segunda série do ensino fundamental com alunos ouvintes, em uma escola que pratica uma proposta de educação bilingüe com a presença de intérprete de LIBRAS. Acompanhou-se no decorrer da pesquisa, o desenvolvimento de linguagem das crianças através de vídeo- gravações realizadas nas sessões fonoaudiológicas, na Oficina de LIBRAS e na escola. Os encontros vídeo- gravados foram transcritos e analisados. Percebe-se que a Língua de Sinais vem possibilitando às crianças surdas a aquisição de conhecimentos e troca de informações, podendo-se observar evolução em relação às suas adequadas participações nas situações discursivas, interesse pelos temas tratados e capacidade de se colocarem como interlocutores ativos nos diferentes contextos (clínica/escola), sendo que cada um destes ambientes pode colaborar diferentemente para o desenvolvimento e apropriação de aspectos específicos das práticas discursivas, possibilitando a socialização e o desenvolvimento integral destes sujeitos.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Surdez; Desenvolvimento de Linguagem; Abordagem Bilíngue

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005