IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: O ENFOQUE TEÓRICO PSICOLÓGICO NA ARTICULAÇÃO PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Marília Govea de Miranda 1 e Soraya Vieira 1
1 - Faculdade de Educação - UFG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
Esse trabalho vincula-se a uma pesquisa do tipo estado da arte, que discute criticamente a relação psicologia e educação a partir da produção discente dos programas de pós-graduação em educação no Brasil do período de 1971-2000. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual foram analisadas dissertações de mestrado dos seguintes programas: UNICAMP (35 dissertações), UERJ (26), UFG (4) e PUC/SP (42). A amostra foi obtida mediante sorteio, obedecendo a um critério de estratificação por ano e instituição. O estudo teve como objetivo analisar, a partir das 748 planilhas de Leitura já consolidadas pela equipe de pesquisa, o enfoque teórico disposto pelas dissertações de mestrado defendida nos programas de pós-graduação em Educação.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Psicologia; Enfoque teórico

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005