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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
ESTUDO COMPARATIVO DAS TRANSCRIÇÕES DE OBRAS ORIGINAIS PARA PIANO DE FRANCISCO MIGNONE PARA FLAUTA
Sérgio Azra Barrenechea 1 e Kamilla Thaís Couto do Nascimento 1
1 - Escola de Música e Artes Cênicas - UFG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
O compositor Francisco Mignone (1897-1986) tinha como prática comum reaproveitar determinados elementos composicionais em várias de suas composições. Um desses procedimentos extremos de "reciclagem" utilizados pelo compositor era o de transcrever suas próprias composições para meios diferentes. Dentre as obras escritas por Mignone para flauta, algumas se enquadram na categoria de transcrições. Estas transcrições estão concentradas nas obras para flauta e cordas, flauta e piano e música de câmara para sopros (BARRENECHEA, 2001). Considera-se transcrição uma "adaptação de uma obra musical para formações instrumentais ou vocais diferentes daquelas para as quais foi concebida, a partir de um rigoroso respeito à idéia original do compositor" (BASTOS, 2003, p.11). O quadro 1 informa que, entre as obras transcritas para flauta, predominam as originais para piano. Tem-se aqui uma forte evidência que Mignone considerava estas obras apropriadas para as idiossincrasias do instrumento. Como um aprofundamento do estudo realizado por Barrenechea, este estudo tem por objetivo identificar os procedimentos adotados pelo compositor ao transcrever obras de um para outro instrumento. Pode-se inferir que é importante investigar o processo criativo do compositor ao recriar idéias musicais já existentes. Os objetivos deste estudo são comparar as versões originais para piano e a transcrição para flauta e cordas da Valsa de Esquina n. 10 de Francisco Mignone, com intuito de identificar suas semelhanças e dessemelhanças. Pretende-se, também, estudar os processos de adaptação do compositor nesta versão para fornecer subsídios para a realização de uma versão para flauta e piano desta obra. Será necessário realizar uma editoração eletrônica da partitura da transcrição do compositor para flauta e cordas e da versão para flauta e piano.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  pesquisa em música; música de câmara; flauta transversal

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005