IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
RURALIDADES, SABERES E SENTIDOS DA ESCOLA RURAL EM GOIÁS EDUCAÇÃO E ESCOLA RURAL EM GOIÁS
Jadir de Morais Pessoa 1, José Adelson da Cruz 1 e Silvio José Pinheiro 1
1 - Faculdade de Educação - UFG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
Ao avaliarmos a relevância das propostas de estudos científicos do meio rural a partir da visão oficial sobre o desenvolvimento territorial do Brasil, certamente, não consideraremos o real valor desses estudos, tendo em vista que, de acordo com os últimos dados do IBGE, o Brasil está com 81% de sua população no meio urbano e apenas 19% na zona rural. Entretanto, esse olhar oficial vem sofrendo várias criticas. Uma delas diz respeito à metodologia adotada por esse instituto de pesquisa. Outra está relacionada ao crescente processo de desaceleração do êxodo rural vivido pelo país. E, outro ainda, que se remete ao caso específico de Goiás, tem a ver com fato de que o aglomerado urbano que aumenta significativamente a taxa de urbanização nesse Estado é a capital, que, por ser relativamente nova, ainda apresenta muitos referenciais socioculturais do universo rural. Levando em consideração todos esses aspectos que se contrapõem à visão oficial, podemos constatar a pertinência de estudos sobre o meio rural, tais como os desenvolvidos por este subprojeto e o projeto a que ele está vinculado. A pesquisa Educação e Escola Rural em Goiás está integrada a pesquisa Ruralidades, Saberes e Sentidos da Escola Rural em Goiás, coordenada pelo Prof. Dr. Jadir de Morais Pessoa. O subprojeto tem como objetivos analisar os dados da realidade sócio-econômico-cultural e educacional dos municípios de Cavalcante, Rio Verde e Goiás, e dessa forma produzir um conhecimento sistematizado sobre a educação rural nesses três municípios; sistematizar os resultados obtidos pelos membros da equipe do projeto Ruralidades, Saberes e Sentidos da Escola Rural em Goiás durante o desenvolvimento da pesquisa, buscando conferir unidade a eles. A princípio foi feito um estudo teórico preparatório de textos sobre educação rural, estudo este, que embasará as atividades subseqüentes. Foram realizados também trabalhos de campo nos três municípios escolhidos pela pesquisa: Rio Verde, Goiás e Cavalcante.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Escola Rural; Ruralidades

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005