IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
EXTRATOS VEGETAIS BRUTOS DA FLORA NACIONAL E SUA EFICIÊNCIA COMO INDICADORES NATURAIS DO COMPORTAMENTO ÁCIDO E ALCALINO DOS MATERIAIS – LIMITES E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E SEUS ASPECTOS INTERATIVOS.
Roberta Angelini Sfalcin 1, Sandra Maria Boscolo Brienza 1 e James Rogado 1
1. Faculdade de Ciências Matemáticas, da Natureza e Tecnologia da Informação – FCMNTI - UNIMEP, UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP
Muitos trabalhos envolvendo extratos vegetais brutos e sua eficiência como indicadores naturais de acidez e alcalinidade de materiais tem buscado evidenciar as diferentes antocianinas encontradas nesses extratos. Baseada nesses extratos, esta pesquisa tem como propósito a elaboração de uma escala de cores indicativas das diferentes faixas (valores) de pH, a partir de extratos vegetais, passível de utilização em atividades no ensino de química. Pretendendo simplificar a determinação do potencial hidrogeniônico em soluções e relevando a rica flora nacional, buscaremos identificar e avaliar alguns indicadores de pH de obtenção facilitada e eficiente na faixa de 0 a 14 – a nossa busca não basta o material possuir substâncias coloridas em sua composição ou que essa mudança ocorra perceptivelmente nos diferentes valores de pH. O uso desses indicadores manifesta-se como alternativa viável, barateando as atividades e simplificando processos. O estudo se justifica pela possibilidade de elaboração de um método alternativo para a indicação de pH de baixo custo e de fácil operacionalização, adequado a ambientes de estudo de menor porte e poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, possibilitando maior dinamicidade no estudo e aprendizagem da química, permitindo ao aluno maior interatividade com essa ciência e seus métodos e processos.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Antocianinas; Extratos Vegetais; Indicador Ácido-Base

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005