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A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 9. Realidade Virtual
DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES E TÉCNICAS DE INTERAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA COM ARToolKit
Rafael Santin 1 e Claudio Kirner 2
1-Curso de Ciência da Computação. 2-Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação., UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP
O desenvolvimento de ambientes computacionais amigáveis, permite minimizar possíveis dificuldades do homem na manipulação do computador e, por conseguinte, executar seu trabalho de modo mais eficiente e satisfatório. Consoante a esses novos ambientes computacionais, está a Realidade Aumentada(RA), que consiste numa técnica avançada de interface computacional, por permitir a sobreposição de objetos virtuais no mundo real. Considerada uma variante da Realidade Virtual, a RA enfatiza a visualização em conjunto com a interação, permitindo, assim, o incremento da percepção do usuário no uso de uma interface de computador. Dessa maneira, viabiliza-se o desenvolvimento de inúmeras aplicações que beneficiem o trabalho humano, motivando mais as pessoas. Por isso, o objetivo desse trabalho, consiste em buscar o desenvolvimento de aplicações de RA com novas técnicas de interação. Para isso, é utilizado um sistema de desenvolvimento de aplicações de RA, denominado ARToolKit, disponível gratuitamente no site do laboratório HITL da Universidade de Washington. Como o ARToolKit é uma ferramenta de código aberto, foi possível desenvolver modificações no código referente à interação da aplicação, como: a alteração do objeto virtual, a partir da introdução de uma placa adicional de controle; a aplicação de uma placa que possibilita o transporte dos objetos virtuais entre as placas da cena, como se fosse uma pá, carregando os objetos virtuais de uma placa a outra e o acionamento de som, quando um objeto virtual é colocado sobre a placa, podendo descrever o objeto, contar uma estória ou dar instruções ao usuário. Com o desenvolvimento de novas funcionalidades, foi possível extrair aplicações mais dinâmicas, de forma a permitir um maior envolvimento do usuário no manuseio dessas novas aplicações de Realidade Aumentada.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Interação

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005