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B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica |
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FRENAGEM AERODINÂMICA DO AERODESIGN CLASSE ABERTA DA
UFRN 2004 |
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Gustavo de Araujo Barros 1, Francisco de Almeida Junior 1, Cesar Henrique Batista de Medeiros 1, Anacleto Dantas de Oliveira Filho 1 e Cleiton Rubens Formiga Barbosa 1 |
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1 - Depto de Engenharia Mecânica - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
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(INTRODUÇÃO) Uma das metas estabelecidas pela Base de Pesquisa em Engenharia da
Mobilidade/UFRN, consiste em estimular os estudantes do projeto Aerodesign da UFRN, a
introduzir permanentemente inovações tecnológicas que melhorem o desempenho do
aeromodelo. (OBJETO DE ESTUDO) O presente trabalho visa obter o sistema de
frenagem mais eficiente para o Aerodesign Classe Aberta da UFRN 2004. (OBJETIVO)
Projeto e desenvolvimento do sistema de frenagem da aeronave, considerando aspectos
referentes à sua geometria e dinâmica, bem como a interação com outros subconjuntos e
suas características operacionais. (JUSTIFICATIVA) Estatisticamente, verifica-se que um
dos principais fatores de quebra da aeronave durante as provas dinâmicas ocorre na fase de
aterrizagem, decorrente de problemas relacionados com a eficiência do sistema de
frenagem do aeromodelo. Desse modo, uma das principais preocupações da equipe tem
sido o desenvolvimento de subconjuntos do aeromodelo com características de eficiência e
leveza, sem prejuízo dos fatores aerodinâmicos. (METODOLOGIA) O sistema original de
frenagem aerodinâmica, com reversão dos motores, foi concebido obedecendo às etapas de
dimensionamento, manufatura e otimização dos resultados nos testes de campo.
(RELEVÂNCIA/RESULTADOS) O sistema aerodinâmico de frenagem com reversão dos
motores, além da originalidade, contribui na avaliação, como fator decisivo para o bom
desempenho do aeromodelo nas provas dinâmicas. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
aerodinâmica; freio aerodinâmico; aerodesign |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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