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B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
FRENAGEM AERODINÂMICA DO AERODESIGN CLASSE ABERTA DA UFRN 2004
Gustavo de Araujo Barros 1, Francisco de Almeida Junior 1, Cesar Henrique Batista de Medeiros 1, Anacleto Dantas de Oliveira Filho 1 e Cleiton Rubens Formiga Barbosa 1
1 - Depto de Engenharia Mecânica - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
(INTRODUÇÃO) Uma das metas estabelecidas pela Base de Pesquisa em Engenharia da Mobilidade/UFRN, consiste em estimular os estudantes do projeto Aerodesign da UFRN, a introduzir permanentemente inovações tecnológicas que melhorem o desempenho do aeromodelo. (OBJETO DE ESTUDO) O presente trabalho visa obter o sistema de frenagem mais eficiente para o Aerodesign Classe Aberta da UFRN 2004. (OBJETIVO) Projeto e desenvolvimento do sistema de frenagem da aeronave, considerando aspectos referentes à sua geometria e dinâmica, bem como a interação com outros subconjuntos e suas características operacionais. (JUSTIFICATIVA) Estatisticamente, verifica-se que um dos principais fatores de quebra da aeronave durante as provas dinâmicas ocorre na fase de aterrizagem, decorrente de problemas relacionados com a eficiência do sistema de frenagem do aeromodelo. Desse modo, uma das principais preocupações da equipe tem sido o desenvolvimento de subconjuntos do aeromodelo com características de eficiência e leveza, sem prejuízo dos fatores aerodinâmicos. (METODOLOGIA) O sistema original de frenagem aerodinâmica, com reversão dos motores, foi concebido obedecendo às etapas de dimensionamento, manufatura e otimização dos resultados nos testes de campo. (RELEVÂNCIA/RESULTADOS) O sistema aerodinâmico de frenagem com reversão dos motores, além da originalidade, contribui na avaliação, como fator decisivo para o bom desempenho do aeromodelo nas provas dinâmicas.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  aerodinâmica; freio aerodinâmico; aerodesign

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005