IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
ELEIÇÕES DE 2004: AS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS À PREFEITURA DE NATAL NO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL (HGPE).
Paula Domitilla da Silva Bezerra 1 e Joao Emanuel Evangelista de Oliveira 1
1 - Depto de Ciências Sociais - UFRN , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
O trabalho proposto é parte constitutiva de uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento que vem sendo realizada pelo Grupo de Estudos Mídia e Poder vinculado à Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação, acerca do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) nas eleições no Estado do Rio Grande do Norte. Seu objetivo é analisar quais foram as estratégias utilizadas pelos principais candidatos à prefeitura do Natal, capital do Rio Grande do Norte, no ano de 2004. Serão analisadas as estratégias do candidato Carlos Eduardo e do candidato Luiz Almir na propaganda política veiculada no Horário Eleitoral (HGPE), durante o período do primeiro turno. Para isto, será analisado o conteúdo dos programas dos candidatos em termos dos apelos contidos nas mensagens desses programas, a partir de metodologia desenvolvida pelo pesquisador Mauro Pereira Porto (UnB) para estudo dos programas dos candidatos no HGPE. A aplicação desta metodologia permitirá trazer à tona as estratégias políticas adotadas pelos candidatos, a partir dos conteúdos dos respectivos programas televisivos, que, depois, serão comparados com os resultados eleitorais obtidos.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  eleições 2004; estratégias; horário gratuíto de propaganda eleitoral

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005