|
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia |
|
ELEIÇÕES DE 2004: AS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DOS PRINCIPAIS
CANDIDATOS À PREFEITURA DE NATAL NO HORÁRIO GRATUITO DE
PROPAGANDA ELEITORAL (HGPE). |
|
Paula Domitilla da Silva Bezerra 1 e Joao Emanuel Evangelista de Oliveira 1 |
|
1 - Depto de Ciências Sociais - UFRN
, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
|
O trabalho proposto é parte constitutiva de uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento
que vem sendo realizada pelo Grupo de Estudos Mídia e Poder vinculado à Base de
Pesquisa Cultura, Política e Educação, acerca do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral
(HGPE) nas eleições no Estado do Rio Grande do Norte. Seu objetivo é analisar quais
foram as estratégias utilizadas pelos principais candidatos à prefeitura do Natal, capital do
Rio Grande do Norte, no ano de 2004. Serão analisadas as estratégias do candidato Carlos
Eduardo e do candidato Luiz Almir na propaganda política veiculada no Horário Eleitoral
(HGPE), durante o período do primeiro turno. Para isto, será analisado o conteúdo dos
programas dos candidatos em termos dos apelos contidos nas mensagens desses programas,
a partir de metodologia desenvolvida pelo pesquisador Mauro Pereira Porto (UnB) para
estudo dos programas dos candidatos no HGPE. A aplicação desta metodologia permitirá
trazer à tona as estratégias políticas adotadas pelos candidatos, a partir dos conteúdos dos
respectivos programas televisivos, que, depois, serão comparados com os resultados
eleitorais obtidos.
|
|
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
| |
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave:
eleições 2004; estratégias; horário gratuíto de propaganda eleitoral |
|
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
|