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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
ENSINO DE ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mariana Queiroga Tabosa 1 e Maria Auxiliadora Bezerra 1
1- Unidade Académica de Letras - Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
O presente trabalho tem como objetivos: a) identificar a(s) concepção(ões) de ensino de escrita de professores de Língua Portuguesa da educação básica; e b) observar como a escrita de textos está sendo ensinada por esses professores. Os sujeitos observados durante esta pesquisa formam um grupo de quatorze professoras de Língua Portuguesa, que freqüentavam Curso de Especialização oferecido pela Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nosso trabalho de coleta e análise de dados realizou-se em duas etapas: 1ª) coletamos e analisamos um questionário aplicado junto às professoras durante disciplina do já referido curso e 2ª) observamos e gravamos aulas, realizamos entrevistas e recolhemos atividades relativas à escrita. Nossos resultados demonstraram que as professoras observadas pareciam apresentar duas maneiras de entender o ensino da escrita: a primeira vê o ensino da gramática como meio de tornar os alunos capazes de organizar seus pensamentos de maneira a melhor expressá-los; e a segunda pretende tornar o aluno capacitado a atuar em sociedade. Vimos, também, que as informações teóricas mais recentes acerca da escrita, bem como algumas sugestões para seu ensino, discutidas na Especialização, foram pouco valorizadas pelas professoras em suas práticas. Neste caso, nosso estudo demonstrou que o modo de ensinar a escrita ainda propicia principalmente a aquisição de um letramento restrito e escolar.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ensino de escrita; letramento; formação de professor

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005