IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO PARA ENSAIOS DE CORROSÃO
Fabio Cesar Diehl 1 e Rejane Rech 1
1-Departamento de Engenharia Química, Universidade de Caxias do Sul - UCS, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
Cada vez mais os mercados consumidores de materiais metálicos buscam testes de desempenho à corrosão para determinar a qualidade de suas ligas e seus tratamentos de superfície. Com a necessidade de obtenção de resultados em curtos períodos de tempo, foram desenvolvidos os ensaios acelerados de corrosão. Esses são realizados em geral, em câmaras de ensaios cíclicos que levam em consideração fatores como a temperatura, umidade, tipo e concentração de contaminantes e até radiação ultravioleta. Um parâmetro que não tem sido levado em conta, é a ação dos ventos e o posicionamento do corpo de prova. É conhecido o fato de que os ventos são portadores de contaminantes e os transportam através da atmosfera até superfícies metálicas, sendo assim os agentes causadores do depósito de contaminantes sobre a superfície metálica. Deste modo desempenham papel fundamental na corrosão atmosférica. A necessidade da construção de um equipamento para estudo da influência dos ventos na corrosão advém do fato de que o arraste de contaminantes por correntes de ar usualmente não é simulado em laboratório e a medição deste parâmetro na intempérie em estudos de corrosão não é comum. Para concretizar esse estudo foi construído um túnel de vento com possibilidade de inserção de uma névoa de contaminantes. A névoa é produzida a partir de uma solução salina, sendo depois arrastada por uma corrente de ar (corrente principal) com uma velocidade controlada em direção às amostras (adaptadas na seção terminal do túnel de vento). Para produção da névoa utiliza-se ar comprimido previamente saturado de umidade. O ar úmido passa por um tubo de Venturi, aspirando a solução salina e produzindo a névoa. Após a produção da névoa salina, a mesma entra no túnel de vento por um orifício na parede superior do duto, sendo arrastada pela corrente de ar principal. Os ensaios de corrosão previstos para serem executados no túnel são: perda de massa, medidas de potencial de corrosão e polarização linear em amostras de aço baixo carbono. A definição das concentrações de contaminantes, velocidades da corrente de ar, posicionamento dos corpos de prova e os períodos de ensaio que serão utilizados serão definidos por projeto de experimentos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  corrosão; tratamentos de superfície; ação dos ventos

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005