IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ESTUDO DA REMOÇÃO DE FÓSFORO E AMÔNIA EM EFLUENTES PROVENIENTES DE SISTEMAS ANAERÓBIOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS.
THAIZA CLEMENTE COUTO 1 e LILIANA PENA NAVAL 2
1- Graduando do Curso de Engenharia Ambiental - UFT 2- Profª- Dra. do Curso de Engenharia Ambiental - UFT, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS - UFT
Os sistemas anaeróbios possuem aplicabilidade no tratamento de esgoto, porém os mesmos não são eficientes na remoção de nutrientes.O fósforo tem sido apontado como principal responsável pela eutrofização artificial das águas continentais.O nitrogênio detém parte desta responsabilidade, onde a amônia possui capacidade de atravessar membranas biológicas e alterar o sistema fotossintético.Sabendo-se da importância das reações de ortofosfato com íons de cálcio, que ocasionam a precipitação do referido nutriente e do relevante papel da elevação do pH na volatilização da amônia, o presente trabalho investiga o emprego de íons de cálcio, em escala de laboratório, em efluentes dos sistemas anaeróbios, a fim de verificar a efetiva remoção de nutrientes. Para o desenvolvimento da atividade foram realizadas análises físico-químicas na entrada (E.B) e saída do sistema anaeróbio (E.F),no período de agosto de 2003 a fevereiro de 2005, foram coletados 20L do E.F, que foram submetidos à concentrações de solução de cálcio (cal) 1%, em ensaios empregando-se equipamento de reatores estáticos, Jartest. Após a aplicação da solução, o efluente foi submetido às mesmas análises realizadas no E.B e no E.F. Os parâmetros analisados foram Temperatura (ºC), pH, Ortofosfato (mg/L) e Nitrogênio Amoniacal (mg/L), materiais sedimentáveis (ml/L).As determinações seguiram os métodos descritos pela APHA, 1998. Com a realização do experimento foram alcançadas remoções de até 90% nas concentrações de fosfato e polimentos de até 20% em relação à amônia presente.O referido processo gerou concentrações de lodo que variaram de 0,1ml/L a 11ml/L. A cal foi eficiente na remoção dos referidos nutrientes, porém para um polimento eficaz foram produzidas concentrações de materiais sedimentáveis superiores ao permitido pela legislação vigente, CONAMA357/05, que preconiza lançamentos efluentes de materiais sedimentáveis inferiores a 1ml/L, logo, nem todos os resultados de remoção podem ser validados.
Instituição de fomento: CIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS-SANEATINS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  sistemas anaeróbios; remoção de fósforo e amônia; cal

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005