IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 3. Biofísica Molecular
ESTUDO DA ATIVIDADE ANTI-ANGIOGÊNICA DA PROTEÍNA RECOMBINANTE CORRESPONDENTE AO FRAGMENTO K(1-3) DO PLASMINOGÊNIO HUMANO.
VIVIAN NOGUEIRA SILBIGER 1, JORGE LUIZ PESQUEIRO 1, RONALDO DE CARVALHO ARAUJO 2 e DEBORA AYAME HIGUCHI 2
1- Núcleo de Ciências Ambientais, Universidade de Mogi das Cruzes - NCA/UMC 2- Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica, Universidade de Mogi das Cruzes - CIIB/UMC , UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC
Fatores anti-angiogênicos, produzidos pelo organismo, podem inibir o crescimento de tumores primários e secundários metastáticos. A angiostatina, um fragmento do plasminogênio de 39 kDa é um destes fatores que apresenta capacidade anti-angiogênica. Esta glicoproteína contém quatro das cinco regiões denominadas “kringles” do plasminogênio. O objetivo deste experimento é testar a eficiência de uma proteína recombinante que contém os três primeiros “kringles” k1-3, uma proteína de 30 kDa, em inibir o crescimento de tumor de Erlich implantado em camundongo. O fragmento do plasminogênio correspondente ao segmento K1-3 vem sendo obtido por fermentação de Pichia pastoris. O produto da fermentação é centrifugado, a 4º C, a 15.000xg e o sobrenadante concentrado 5x, dializado contra salina tamponada, a concentração de proteína estimada, e utilizada para aplicar nos animais inoculados com tumor de Erlich. Inoculam-se 2,5 x 106 células de Erlich nos camundongos Swiss machos, sadios de peso em torno 30g, subcutâneo dorsal, espera-se sete dias para o crescimento do tumor e no oitavo dia inicia-se o tratamento por sete dias, com injeções diárias de 0,5, 1, 5 e 10 µg de K1-3 ou o volume correspondente de salina (grupo controle). Após sacrifício dos animais, o tumor é dissecado, pesado e homogeneizado em reagente próprio para dosagem de hemoglobina (LABTEST DIAGNÓSTICO). Animais do grupo que recebeu dose diária de 10 µg (N = 15) apresentaram significante redução no tamanho do tumor (0,529 ± 0,108) quando comparado ao grupo controle (1,37 ± 0,44). Os níveis de hemoglobina também foram menores nos grupos tratados (0,42 ± 0,05) e controle (0,66 ± 0,09). Através dos experimentos realizados com camundongos Swiss foi possível concluir que a K1-3, obtida a partir de recombinação genética e fermentação, possui atividade anti-angiogênica.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  NEOPLASIA; PROTEINA RECOMBINANTE; ANTI-ANGIOGENESE

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005