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C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
DISCRIMINAÇÃO DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Jaciara Näf Cerqueira 2, Lineu Corrêa Fonseca 1 e Josiane Maria de Freitas Tonelotto 2
1. Faculdade de Medicina, Centro de Ciências da Vida - PUC-Campinas. 2. Faculdade de Psicologia, Centro de Ciências da Vida - PUC-Campinas., PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUC-CAMPINAS
O baixo rendimento e/ou desempenho escolar são pontos de partida para detecção de problemas relacionados a leitura, escrita e cálculos-matemáticos. Tanto a leitura como a escrita requerem a manipulação eficaz de estruturas de símbolos que envolvem a linguagem. A avaliação da discriminação de palavras e pseudopalavras (DPP), pela leitura, tem sido utilizada para melhor compreensão dos processos de leitura e escrita. O presente estudo teve como objetivo estudar a discriminação de palavras/pseudopalavras em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem (DA). Foram incluídos neste estudo 19 escolares, na faixa etária de 8 a 11 anos de idade, com queixa de DA e sem elementos sugestivos de problemas neurológicos ou psiquiátricos na história e exame, procedentes do ambulatório de Fonoaudiologia da PUC-Campinas. Os procedimentos foram: Anamnese; Teste das Matrizes Coloridas de Raven; Teste de Desempenho Escolar; Escala Wechsler de Inteligência; Questionário para professores e Exame de DPP. Neste exame foi feita apresentação visual de 100 palavras e 100 pseudopalavras, de modo aleatório, para as quais a criança acionava uma de duas teclas de acordo com categoria do estímulo. Foram avaliados o percentual de acertos, assim como o tempo de reação. Os resultados obtidos foram comparados aos de um grupo de crianças sadias (GC) pareadas por idade, gênero e nível de escolaridade dos pais. Observou-se que no grupo DA a porcentagem de acertos foi menor que no GC, tanto para palavras como para pseudopalavras. A porcentagem de acertos no grupo DA não se distinguia do esperado por respostas aleatórias mostrando que as crianças com DA não foram capazes de discriminar adequadamente palavras e pseudopalavras. Por outro lado, o tempo de reação na discriminação foi menor no grupo DA em relação ao GC sugerindo um processamento inadequado e mais rápido. Assim o teste de DPP mostrou-se muito sensível para detectar dificuldades de desempenho em crianças com DA.
Instituição de fomento: CNPq e PUC-CAMPINAS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  aprendizagem; pseudopalavras; desempenho escolar

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005