IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
SOB OS OLHOS DE CLIO: AS HISTÓRIAS ENSINADAS NO CURSO DE HISTÓRIA DO CERES(CAICÓ 1974/1988)
Olívia Morais de Medeiros Neta 1, Regina Coelli Gomes Nascimento 1 e Iranilson Buriti de Oliveira 1
1 - Depto de História e Geografia - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
Sob o olhar de Clio nos debruçamos sobre a História e seus saberes no CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó - que constituiu-se como núcleo de estudos superiores, inicialmente denominado Núcleo Avançado de Caicó em 1974, ano da implantação do Curso de História que, em 1988 sofre a primeira Reforma Curricular, passando a funcionar com as habilitações conjugadas de Licenciatura e Bacharelado. Objetivamos, a partir da organização e estrutura do Curso de História do CERES-UFRN, visibilizar currículos, práticas e saberes históricos ensinados no período de 1974 a 1988. Para tanto, partimos da noção de que Histórias Ensinadas são as concepções de história enredadas ao ensino e aos tempos, constituindo uma prática tecida por sujeitos e suas artes destacadas a partir dos lugares de onde se olham a História e os poderes e saberes do ato de ensinar. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo buscando Diários de Classe, Planos de Curso, Currículos, Portarias e Resoluções que cartografassem as Histórias Ensinadas nas disciplinas de História do Brasil I e II, Estudos dos Problemas Brasileiros I e II e Introdução ao Estudo da História, escolhidas como foco à pesquisa. Tais análises ancoramse na concepção de discurso expressa em Michel Foucault que nos acompanham no exercício da análise discursiva. Junto a esta, destacamos as leituras de Michel de Certeau que pintam em nossa construção as artes do ler, do usar, do consumir as Histórias Ensinadas.
Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Histórias Ensinadas; Curso de História; CERES/UFRN

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005