IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
VIVÊNCIA ACADÊMICA DE UNIVERSITÁRIOS DAS SÉRIES INICIAL E FINAL
Érica Aparecida Igue 1 e Isabel Cristina Dib Bariani 1
1- Faculdade de Psicologia, Centro de Ciências da Vida, PUC-Campinas., PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUC-CAMPINAS
Apesar da escassez de produção científica nacional sobre o assunto, já se sabe que as vivências do estudante no período de ingresso na universidade são de grande relevância, podendo ser determinantes na trajetória educativa e na formação do aluno. Ainda, a entrada na universidade pode ser um fator de movimento das expectativas iniciais do estudante, que podem ser equivocadas e acarretar decepções com relação à vida acadêmica, na medida em que a realidade é confrontada com as expectativas. Há autores estrangeiros que apontam a estimativa de que mais da metade dos estudantes que ingressam no ensino superior demonstram dificuldades nesta transição, aumento o risco de incidência de psicopatologia na população universitária. Dessa forma, considera-se ser importante a obtenção de conhecimentos sobre as características da população universitária, no sentido de corroborar o delineamento de estratégias de intervenção que propiciem o sucesso tanto dos alunos como da Universidade. Este estudo visa realizar a descrição de vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variam em função: 1) de estarem cursando a série inicial ou a final de seu curso; 2) das expectativas dos discentes da série inicial, quanto às vivências que terão ao longo do curso; e 3) das expectativas que os discentes da série final tinham ao ingressarem no primeiro ano de seu curso. A pesquisa teve como informantes 100 universitários, que freqüentam as séries inicial e final de uma universidade confessional do Estado de São Paulo. Mediante a anuência dos responsáveis e dos estudantes, o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r) foi aplicado, coletivamente, na sala de aula da Universidade, juntamente com uma questão indagando sobre as expectativas quanto às vivências universitárias. As informações já foram organizadas em planilhas e os dados encontram-se em processo de análise estatística e serão submetidos à interpretação, buscando-se a consecução dos objetivos definidos.
Instituição de fomento: CNPq e PUC-Campinas
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  estudante universitário; adaptação acadêmica; ensino superior

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005