IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
CORRELAÇÕES ENTRE O CONSUMO DE LIPÍDIO TOTAL E DE DIFERENTES ÁCIDOS GRAXOS E A OBESIDADE EM PACIENTES QUE FREQUENTAM O AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HULW-UFPB.
CHRISTIANE CARMEM COSTA DO NASCIMENTO 1,2, Maria José de Carvalho Costa 1,3, Rafaela Lira Formiga 1, Andressa Barbalho Filgueira 1, Salma Bulhões e Silva 1, Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves 1, Sônia Cristina Pereira de Oliveira 1, Ilka Maria Lima Araújo 1 e Raquel Fernandes Leite 1
Depto. de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
A obesidade é definida como uma doença metabólica crônica, caracterizada por excesso de gordura corporal, em relação à massa magra, que se desenvolve na ausência de processos subjacentes, essa patologia caracteriza-se por apresentar uma elevada prevalência universal tendo a sua freqüência variável conforme o sexo, a idade e a raça em diversos países. O objetivo do trabalho foi correlacionar o consumo de lipídios total e de diferentes ácidos graxos com a obesidade em pacientes adultos. Tratar-se de um estudo transversal, que foi conduzido durante um período de 12 meses, com pacientes provenientes do Ambulatório de Nutrição do Hospital Universitário Lauro Wanderley na cidade de João Pessoa, PB. A amostra foi constituída por todos os pacientes que compareceram ao ambulatório de nutrição, com idade entre 18 - < 70 anos. Todos os pacientes foram submetidos à avaliação antropométrica com auxílio de um questionário e do prontuário do paciente. Os dados foram informatizados e analisados com recurso Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 12.0. A luz dos resultados observou-se que não houve associação relevante entre o consumo de lipídio total e dos diferentes ácidos graxos com a obesidade.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  obesidade; lipídio total; ácidos graxos

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005