|
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística |
|
A CONCEPTUALIZAÇÃO NOS ROMANCES POPULARES DA MULHER SOFRIDA |
|
ERIK ANDERSON DE CARVALHO SILVA 1 e Maria de Fátima Barbosa de M. Batista 2 |
|
Depto de Lingüística Letras e Artes - CCHLA - UFPB, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB |
|
No percurso que gera a enunciação, a conceptualização corresponde ao segundo momento e diz respeito ao conceber do sujeito enunciador face aos elementos percebidos. Portanto, este trabalho consiste numa análise da conceptualização de um texto extraído da literatura popular e objetiva identificar os elementos reveladores da visão de mundo do enunciador, em seus princípios e valores sócio-ideológicos.
Tomando como base a semântica cognitiva proposta por Potier e interpretada por Barbosa (2000) e Pais (2004), examinamos a função do conceber nos romances populares da mulher sofrida, entre os quais escolhemos uma amostragem constituída do cordel História da Donzela Teodora , de autoria de Leandro Gomes de Barros, editado em maio de 1975, em Juazeiro do Norte – Ceará.
Examinamos, no texto supracitado, os conceptus universais (arquiconceptus), os conceptus culturais (os metaconceptus) e os modalizadores ou instauradores do Sujeito (os metametaconceptus). As marcas lingüísticas encontradas no cordel analisado evidenciam a permanência de valores presentes na sociedade nordestina, os quais apontam para uma esfera espaço-temporal da Europa medieval, contexto esse que propiciou a origem das narrativas populares.
A análise permitiu-nos observar os semas conceptuais universais e culturais que caracterizam a figura feminina no contexto sócio-cultural da narrativa, além dos conceptus individuais e manipulatórios instauradores de cada sujeito semiótico.
|
|
Instituição de fomento: CNPq
| |
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave:
Semiótica; Semântica Cognitiva; Cordel |
|
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
|