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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
INTERAÇÕES EM FERRAMENTAS DE ATIVIDADE ASSÍNCRONA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM “TEORIAS DA APRENDIZAGEM””
Rafaela Beal Bossardi 1 e Claudia Alquati Bisol 1
1-Departamento de Psicologia, Unversidade de Caxias do Sul - UCS, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
O ambiente virtual de aprendizagem da disciplina “Teorias da Aprendizagem” do curso de Psicologia possibilita aos alunos duas ferramentas de atividade assíncrona, que permitem manter uma atividade de intercâmbio de informação, quando os participantes não estão conectados simultaneamente. Nesse ambiente as ferramentas de atividade assíncrona são chamadas de Fórum e de Ilha do Sossego. A primeira prioriza as discussões concernentes ao conteúdo e tópicos de estudo a serem desenvolvidos na disciplina visando a construção de um modelo ativo de trabalho e a segunda, um espaço informal onde não há um tema específico para debate, o foco sendo propiciar trocas afetivas que aumentem a coesão do grupo. Este trabalho visa compreender as formas de interação dos alunos e identificar possíveis diferenças nas duas ferramentas. Os enunciados ocorridos no 2º semestre de 2003 serviram de corpus de análise para o trabalho. As interações organizadas em seqüência, foram analisadas a partir da Análise de Discurso, de mapas de interações e de gráficos relacionando às semanas aos números de enunciados. Foi possível identificar que a Ilha do Sossego é caracterizada pela afetividade e descontração; enquanto o Fórum é caracterizado pelas interações mais formais e objetivas. Um aspecto não esperado na análise foi a presença de enunciados dirigidos a “ninguém”, principalmente no Fórum. Não há direcionamento específico a alguma pessoa na maior parte das contribuições dos alunos, não possibilitando aberturas às intervenções de outros participantes. Esse “ninguém” pode não se tratar da ausência de um sujeito-destinatário, mas sim de um marco de diferenciação entre sujeito presencial e um sujeito virtual. Esse aspecto pode estar demonstrando ser “uma nova forma de organização do sujeito” referida por Nicolaci-da-Costa (2002) quando “as novas formas de organização social (virtual e em rede) e o novo espaço (imaginário porém vivido como concreto) geram alterações não somente nos comportamentos, mas também na constituição psíquica das pessoas dos nossos dias”.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ambiente virtual; aprendizagem virtual; picologia na escola

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005