IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Andréa Pinheiro Zarattini Anastácio 1 e Ângela Fátima Soligo 1
1-Grupo PES Psicologia e Educação Superior, Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
Este projeto teve como objetivo acompanhar o processo de formação de professores em exercício em um curso de Pedagogia, a partir da disciplina de Psicologia, buscou conhecer as representações sociais dos professores a respeito de questões do cotidiano escolar, bem como identificou os processos de mudanças nessas representações. Com a pesquisa, cheguei a conclusão de que o processo educativo é a dimensão que mais marca o cotidiano das nossas vidas, seja como ensino ou como aprendizagem, pois procura sistematizar o nosso dia - a - dia. Portanto, o desafio a ser enfrentado na educação é a qualificação dos profissionais para que estejam aptos a construção de uma pedagogia que consiste em uma proposta afirmativa sobre a formação dos seres humanos hoje.
Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Psicologia; Formação; Professores

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005