|
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras |
|
A ARTICULAÇÃO ENTRE O TÍTULO E O CONTEÚDO DO RELATÓRIO
FINAL DE IC |
|
Kleidston Richelmy Carlos 1 e Maria das Gracas Soares Rodrigues 1 |
|
1 - Depto de Letras - CERES - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
|
"A articulação entre o título e o conteúdo do relatório final de Iniciação Científica" é um
recorte de um projeto de pesquisa intitulado: "A organização textual do relatório final de
Iniciação Científica da UFRN", que investiga a escrita de estudantes de nível superior. É
comum professores universitários de todas as áreas queixarem-se da dificuldade que seus
alunos sentem para redigir um texto coerente. Face a essa realidade, analisaremos e
descreveremos a articulação entre o título e o conteúdo do relatório. Para tanto,
observaremos se a expectativa gerada pelo título é cumprida pelo conteúdo desenvolvido.
Estabelecemos como hipótese de trabalho que os alunos de (IC) apresentam dificuldades
em redigir em português escrito formal, no que se refere à articulação título/conteúdo do
relatório. Adotamos a abordagem qualitativa de natureza interpretativista e seguimos o
método indutivo de pesquisa. Este trabalho está baseado nos pressupostos
de Van Dijk (1997), Menegassi e Chaves (2000) e Marcuschi (1983), dentre outros autores.
O "corpus" da pesquisa constitui-se de relatórios de IC, aleatoriamente coletados na base de
dados da PROPESq (Pró-Reitoria de Pesquisa) da UFRN. Os relatórios pertencem aos
alunos bolsistas PIBIC/Local cota 2001- 2002, de todos os cursos da UFRN. Os dados
parciais apontam problemas decorrentes de títulos com falsas promessas em relação ao
conteúdo do relatório. |
|
Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
| |
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave:
Topo; Sumarização; Leitura |
|
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
|