IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
A ARTICULAÇÃO ENTRE O TÍTULO E O CONTEÚDO DO RELATÓRIO FINAL DE IC
Kleidston Richelmy Carlos 1 e Maria das Gracas Soares Rodrigues 1
1 - Depto de Letras - CERES - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
"A articulação entre o título e o conteúdo do relatório final de Iniciação Científica" é um recorte de um projeto de pesquisa intitulado: "A organização textual do relatório final de Iniciação Científica da UFRN", que investiga a escrita de estudantes de nível superior. É comum professores universitários de todas as áreas queixarem-se da dificuldade que seus alunos sentem para redigir um texto coerente. Face a essa realidade, analisaremos e descreveremos a articulação entre o título e o conteúdo do relatório. Para tanto, observaremos se a expectativa gerada pelo título é cumprida pelo conteúdo desenvolvido. Estabelecemos como hipótese de trabalho que os alunos de (IC) apresentam dificuldades em redigir em português escrito formal, no que se refere à articulação título/conteúdo do relatório. Adotamos a abordagem qualitativa de natureza interpretativista e seguimos o método indutivo de pesquisa. Este trabalho está baseado nos pressupostos de Van Dijk (1997), Menegassi e Chaves (2000) e Marcuschi (1983), dentre outros autores. O "corpus" da pesquisa constitui-se de relatórios de IC, aleatoriamente coletados na base de dados da PROPESq (Pró-Reitoria de Pesquisa) da UFRN. Os relatórios pertencem aos alunos bolsistas PIBIC/Local cota 2001- 2002, de todos os cursos da UFRN. Os dados parciais apontam problemas decorrentes de títulos com falsas promessas em relação ao conteúdo do relatório.
Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Topo; Sumarização; Leitura

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005