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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
DIFICULDADES DOCENTES COMO DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Luciliana de Oliveira Barros da Silva 1 e Maria Estela Costa Holanda Campelo 1
1 - Depto de Educação - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
Tomando como parâmetro o Parecer CNE/CEB Nº 11/2000, o nosso trabalho se inscreve no âmbito das funções atribuídas à Educação de Jovens e Adultos – EJA –, mais especificamente, na vertente alfabetização da função reparadora da EJA. Nesse sentido, objetivamos investigar as dificuldades docentes do professor alfabetizador e as estratégias utilizadas na superação dessas dificuldades. Em termos metodológicos, o trabalho se configura como um estudo de caso, realizado através da entrevista semi-estruturada a três professoras da Escola Municipal “X”. O critério para seleção dos sujeitos foi indispensavelmente que fossem professores com experiência de ensino – de, no mínimo, um ano – nas salas de alfabetização da EJA. Os dados coletados evidenciam que as dificuldades com que se deparam as professoras envolvem fatores que vão desde as condições materiais de vida dos alunos até os problemas que se configuram como insuficiências da formação docente. Todavia, percebemos que aquelas professoras fazem das suas dificuldades desafios e, conscientes da sua responsabilidade social, buscam, incansavelmente, estratégias de superação das dificuldades docentes, objetivando contribuir para a reparação da nossa dívida social com milhões de brasileiros analfabetos.
Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005