|
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
|
DIFICULDADES DOCENTES COMO DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS |
|
Luciliana de Oliveira Barros da Silva 1 e Maria Estela Costa Holanda Campelo 1 |
|
1 - Depto de Educação - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
|
Tomando como parâmetro o Parecer CNE/CEB Nº 11/2000, o nosso trabalho se inscreve
no âmbito das funções atribuídas à Educação de Jovens e Adultos – EJA –, mais
especificamente, na vertente alfabetização da função reparadora da EJA. Nesse sentido,
objetivamos investigar as dificuldades docentes do professor alfabetizador e as estratégias
utilizadas na superação dessas dificuldades. Em termos metodológicos, o trabalho se
configura como um estudo de caso, realizado através da entrevista semi-estruturada a três
professoras da Escola Municipal “X”. O critério para seleção dos sujeitos foi
indispensavelmente que fossem professores com experiência de ensino – de, no mínimo,
um ano – nas salas de alfabetização da EJA. Os dados coletados evidenciam que as
dificuldades com que se deparam as professoras envolvem fatores que vão desde as
condições materiais de vida dos alunos até os problemas que se configuram como
insuficiências da formação docente. Todavia, percebemos que aquelas professoras fazem
das suas dificuldades desafios e, conscientes da sua responsabilidade social, buscam,
incansavelmente, estratégias de superação das dificuldades docentes, objetivando contribuir
para a reparação da nossa dívida social com milhões de brasileiros analfabetos. |
|
Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
| |
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave:
Educação; Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos |
|
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
|