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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião
Transformações recentes nos modos de ser católico no Brasil
Kaliane de Freitas Maia 1 e Lemuel Dourado Guerra 1
1- Departamento de Ciencias Socias, Direito e Filosofia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
Neste trabalho discutimos como a transformação da esfera religiosa em mercado religioso se relaciona com o surgimento de novas identidades católicas, abordando os prováveis desdobramentos que o embate entre modelos identitários tradicionais e os mais recentes possam ter no campo do catolicismo, a partir de uma pesquisa que tem como universo a cidade de Campina Grande-PB, usando uma amostras estratificada de fiéis e outra de lideranças de grupos religiosos tradicionais e novos, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas e questionários. Também apresentamos alguns dados relativos à influência dessas novas identidades religiosas sobre variáveis macrossociais, tais como o comportamento eleitoral dos grupos religiosos, o surgimento de novos estilos de ética com fundamentação religiosa, as mudanças nos padrões de conduta na área da saúde e dos cuidados com o corpo em geral, dentre outras. Nossa perspectiva teórica se baseia no paradigma do Mercado Religioso, elaborado por Peter Berger, George Finke, Rodney Stark e Laurence Iannaccone e ainda as contribuições teóricas de Reginaldo Prandi, e Lemuel Guerra, os quais têm regularmente escrito a respeito das transformações da esfera religiosa brasileira.
Instituição de fomento: CNPQ/PIBIC/UFCG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  mercado religioso; identidades católicas

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005