IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ESTUDO DA MACROTEXTURA DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS UTILIZANDO O ENSAIO DE MANCHA DE AREIA
Thiago de Matos Rozek 1, Fabio Hirsch 1 e Luciano Pivoto Specht 2
1- Curso de Engenharia Civil, DETEC - Departamento de Tecnologia, UNIJUI 2- Prof. Dr. do DETEC - Departamento de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, UNIJUI, , UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
Com o aumento da velocidade e as novas exigências por segurança viária, o conhecimento da textura do pavimento tem se tornado cada vez mais importante. São três aspectos básicos que qualificam um pavimento sob a ótica do usuário: a) segurança que o pavimento lhe proporciona; b) conforto que o pavimento lhe oferece; c) economia operacional na utilização da via. Um fator relevante para os quesitos segurança e conforto é a aderência do pneu ao pavimento, principalmente com pista molhada quando, devido ao fenômeno de hidroplanagem, a lâmina d’água suspende o pneu, ocasionando a perda de contato do pneu com o pavimento. O objetivo deste estudo é, de maneira pioneira, medir a macrotextura de pavimentos da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os valores da macrotextura do pavimento foram coletados através do ensaio de mancha de areia; este ensaio consiste na determinação da altura média da mancha de areia na superfície do pavimento, conforme preconizado pela ASTM E 965 – 96. Foram realizados ensaios em dois tipos de pavimentos asfálticos: a) CA – Concreto Asfaltico na BR 285, trecho Entre-Ijuís / São Borja; b) TSD - Tratamento Superficial Duplo na RST – 377, trecho Jóia / Santiago. O resultado obtido no CA foi de uma superfície com Textura Média, sendo que a média de todas as medidas (18) foi de 0,4mm, o coeficiente de variação foi de 22,75% e o desvio padrão de 0,1%; no TSD a média de todas as medidas (30) foi de 1,8mm, o coeficiente de variação foi de 15,18% e o desvio padrão de 0,3%, indicando uma superfície com Textura Muito Grossa. Conclui-se, a partir dos dados levantados, que o TSD oferece maior segurança aos usuários, pois possui maior capacidade de drenagem das águas superficiais, quando comparado com o CA. Tal fato reduz, de sobremaneira o fenômeno da hidroplanagem. As perspectivas de continuidade da pesquisa são o de aumentar o banco de dados no que tange a tipologia de revestimentos testados e a quantidade de dados levantados.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  segurança viária; pavimentação asfáltica; macrotextura

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005