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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR NO ESTÍMULO DA LEITURA DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS E DUAS ESCOLAS PARTICULARES
Ana Paula Domingues 1, Fernando Roberto Campos 1 e Maria de Fátima Major Gonçalves 1
1- Universidade de Santo Amaro, Faculdade de educação, UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
O hábito de ler começa desde cedo. Tendo os pais como o exemplo mais eficaz de influência, a criança se espelha no hábito da leitura dos mesmos. No entanto, não é está a realidade da maioria dos lares e a cobrança fica com os professores e com as escolas. O objetivo deste trabalho é verificar quais medidas o professor de escola pública ou particular adota em relação ao estímulo da leitura do aluno, quais as principais dificuldades em incentivar a leitura e qual a importância da família no estímulo da leitura de seus filhos. Foi elaborada uma pesquisa com cinco professores das séries Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas e duas escolas particulares, por meio de questionário aberto, e consultados os estudos de Paulo Freire e Ezequiel Theodoro da Silva. Nas escolas particulares, os professores entrevistados afirmaram que 90% dos alunos demonstram interesse pela leitura, 8% dos alunos lêem por obrigação e 2% dos alunos possuem dificuldades, precisando de mais estímulo. Nas escolas públicas, os professores entrevistados afirmaram que 50% dos alunos demonstram interesse pela leitura, 30% dos alunos lêem por obrigação e 20% dos alunos possuem dificuldades, precisando de mais estímulo. Os resultados indicam que os professores das escolas públicas e particulares, participam de modo ativo em toda atividade, incentivando o hábito de ler, pedindo leitura oral, mostrando uma variedade de materiais que pode se tornar um objeto de leitura, como livros de diversos gêneros, revistas, gibis, jornais, embalagens de alimentos e bulas de remédios. Há uma atenção especial com os alunos que possuem mais dificuldades, tanto nas escola públicas como nas escolas particulares. Os professores das escolas particulares costumam cobrar mais a leitura dos alunos, e dos pais cobram mais estímulo. Já os professores das escolas públicas possuem pouco contato com os pais de seus alunos, e utilizam os materiais que as escolas fornecem, para que seus alunos tornem-se leitores ativos.
Instituição de fomento: Universidade de Santo Amaro
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  CONTRIBUIÇÃO; ESTÍMULO; LEITURA

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005