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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
O TEATRO JESUÍTICO NO BRASIL DO SÉCULO XVIII
Ludmilla Reis Rolim 1 e Evelyn Furquim Werneck Lima 2
1- Depto. de Cenografia, Escola de Teatro, Centro de Letras e Artes - UNIRIO 2- Prof. Dr. do Depto. de Teoria, Escola de Teatro, Centro de Letras e Artes - UNIRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
A experiência teatral do século XVIII é pouco aprofundada pelos estudiosos da historiografia teatral brasileira. No intuito de preencher esta lacuna, investigamos o teatro religioso, importante aspecto da atividade teatral setecentista. O foco do trabalho se divide em duas vertentes: a) uma que aborda a atividade teatral público-religiosa, principalmente os cortejos de rua; e outra, b) que investiga o teatro religioso realizado nos espaços dos colégios, igrejas e conventos da Colônia, permitindo, também, a especulação das lutas de representação que eram travadas naquele ambiente – utilizando referencial teórico de Roger Chartier. A igreja fazia a manutenção da fé da população colonial do XVIII (cujas origens eram tão diversas) com seus grandes e suntuosos festejos público-religiosos. Os cortejos têm forte aspecto teatral, a igreja tinha consciência daquilo como espaço de representação. A vivência colonial imprime características próprias a essas manifestações, que absorvem (mesmo que indiretamente) características da cultura indígena e africana. Nossa maior surpresa foi o levantamento nomes de seis padres, brasileiros e estrangeiros, compositores de peças teatrais na colônia no século estudado: Gabriel Malagrida, Tomas do Couto, Aleixo de Santo Antônio, Francisco Xavier de Santa Thereza, Salvador de Mesquita e José Borges de Barros. Ocorreram encenações dentro das igrejas, colégios e conventos da colônia; sendo com maior intensidade no norte e nordeste do país. São Luís do Maranhão chegava a ser considerada, durante este período, a “Atenas Brasileira”. Nessa cidade encenou-se dentro da igreja do colégio, uma peça de temática não-religiosa; composta pelo padre Gabriel Malagrida para festejar acordo realizado com o governador da capitania. As representações estudadas, em sua forma e conteúdo, traduzem o grande encontro e embate cultural que acontecia na sociedade brasileira do XVIII.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Historia e historiografia do Teatro; teatro jesuítico; século XVIII

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005