IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
OS AVANÇOS NA RELAÇÃO ENTRE ESPORTE, MÍDIA E SOCIEDADE A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM UM LABORATÓRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CEFD/UFSM
Marli Hatje 1,2, Paula Bianchi 1 e Jucélia Medianeira Schubert 1
1 - Laboratório de pesquisa e ensino do movimento humano – Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM 2 - Curso de Educação Física: Licenciatura Plena - UFSM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Discutir a relação mídia e esporte na sociedade, bem como a importância dessa relação na formação em Ed. Física são os objetivos da pesquisa. O estudo realizado na área de Comunicação, Movimento e Mídia na Ed. Física (CMMEF) do CEFD/UFSM, buscou contribuir com a reestruturação das linhas de pesquisa, através da reflexão crítica, integrada à nova proposta de Pós-Graduação. A pesquisa analisou 16 monografias, dissertações e teses, sendo realizada em quatro fases: 1ª: Classificação dos trabalhos, a partir de análise dos objetivos, da metodologia, dos resultados e das conclusões. As pesquisas foram classificadas nas três linhas de pesquisa: a) Processos comunicacionais determinantes do ensino-aprendizagem do mundo e do movimento humano, pautados na informação, na compreensão e na maturação psicossocial; b) Processos midiáticos que determinam, influenciam ou direcionam as atuais instituições sociais e a opinião pública sobre o movimento humano; c) Processos econômicos e midiáticos que sustentam e sugerem iniciativas de vivência do movimento humano; 2ª: Propor relações entre o conteúdo analisado com os conceitos de esporte (Rendimento, Educação e Participação) e conteúdo da notícia; 3ª: Grupo de estudos com professores e alunos da área de CMMEF; e 4ª: Apresentação dos resultados. Aspectos Quantitativos: linha de pesquisa A, apresentou 32%, sendo 12% Especialização, 6,4% Mestrado e 12% Doutorado; a linha B, obteve 50%, sendo 6,25% Especialização, 31,25% Mestrado e 12,5 Doutorado; a linha C apresentou 18%, 12% Especialização e 6% Mestrado. Aspectos Qualitativos, quanto o conteúdo da notícia, (CORREIA, 1998), os estudos caracterizam-se, como de Interesse Público, e agregam valores de Interesse do Público à notícia. O conceito de esporte mais enfatizado foi o Rendimento; Aponta-se o esporte como um elo que aproxima mídia e sociedade; A mídia exerce influência na formação educacional-cultural e a Sociedade é o campo onde acontece a inter-relação entre mídia e esporte.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação Física; Mídia; Sociedade

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005