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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
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PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AMBIENTES VIRTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE |
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Lorena Custodio de Andrade 1 e Guaracira Gouvêa de Sousa 2 |
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1 - Escola de Educação, CCH - UNIRIO
2 - Profª. Drª. do Depto. de Didática - UNIRIO - guaracirag@unirio.br
, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO |
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A história da EAD no Brasil mostra que esta modalidade de ensino vem sendo utilizada como mecanismo de compensação. No entanto, com a lei 9.394/96 – pertencente a nova LDB – esta modalidade passou a ser considerada como plenamente integrada ao sistema formal de ensino. Porém investigações acerca de práticas educativas que busquem identificar desafios e estabelecer parâmetros para produção de materiais apoiados em ambientes virtuais não são usuais, nem tanto são abordados com profundidade no âmbito da Formação de Professores.
Acompanhei, através desta pesquisa, a produção, implementação e andamento da disciplina Leitura e Produção de Imagens em Ciências, ofertada, parcialmente (20%) via rede aos estudantes do curso de Pedagogia da UNIRIO. Para tanto analisamos as relações estabelecidas primeiramente numa perspectiva macro-social, focando as estruturas e, posteriormente, numa perspectiva micro-social, focando as relações sociais, sem esquecermos que ambas são indissociáveis.
A análise as perspectivas macro e micro-social revelam a existência de uma ambiência no contexto estudado, favorável a estudos EAD. Outro facilitador foi o fato de, por ser uma pesquisa-ação, na medida em que eram detectadas as dificuldades eram pensadas estratégias para superá-las. Discussões teóricas sobre o ambiente, seleção de conteúdos e treinamento dos professores na plataforma apontaram dificuldades e soluções, indicando possíveis parâmetros, acerca das condições de produção. Um dos primeiros desafios detectados foi o da infra-estrutura mínima que devem possuir tanto os professores, para produzir o material e acompanhar o andamento da disciplina, como os estudantes que desejam participar de uma experiência a distância. É necessário que os professores-produtores conheçam os procedimentos necessários ao tipo de programa por ele utilizado, assim como os alunos necessitam de uma familiaridade com a tecnologia. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
Educação a Distância; Ambientes Virtuais; Materiais Didáticos |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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