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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
EDUCAÇÃO E CULTURA: ALTERNATIVA PARA A COMUNIDADE DE PESCADORES NO BAIRRO DE JARAGUÁ
ERIKA NUNES DA SILVA  e ARIM SOARES DO BEM 
CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA FACULDADE DE ALAGOAS - FAL, FACULDADE DE ALAGOAS - FAL
Em Alagoas o número de analfabetos é consideravelmente alto em relação ao país. O Estado se destaca com um dos maiores números de pessoas não letradas no Brasil e apresenta como uma das metas de desenvolvimento econômico e social de investimento, o turismo. Como podemos pensar em turismo convivendo com uma paisagem de miséria que retrata graves problemas ambientais, exclusão social e analfabetismo tão presentes em Alagoas? Como pensar em processo de revitalização para o turismo no bairro de Jaraguá sem enfrentar os problemas da comunidade local? A referência do bairro são os belos casarões, monumentos históricos, riqueza arquitetônica e rica gastronomia. Em contradição com uma outra paisagem, a hamada “favela de Jaraguá”. Nesta, mais de 2 mil pessoas estão à margem do turismo, separados pelo asfalto e espremidas entre o mar, o porto de Maceió e a urbanização da orla de Jaraguá. É, portanto, vital, que o turismo sustentável possa considerar a paisagem, o ambiente e a melhoria das condições sociais da comunidade local. Qualquer programa de desenvolvimento para o turismo, para a mudança do panorama atual, acima descrito, e a melhoria da qualidade de vida da população, tem necessariamente que considerar o enfrentamento do problema do analfabetismo. Esta é uma tarefa que cabe a muita gente, inclusive aos universitários que fazem curso superior tendo em sua volta outros jovens, e adultos, que não cursaram sequer os primeiros anos de escola e fazem parte do índice de analfabetismo e de exclusão social.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  TURISMO E EXCLUSÃO SOCIAL; TURISMO E EXCLUSÃO SOCIAL EM MACEIO; PESCADORES E TURISMO EM MACEIO

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005