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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CONSEQUENCIA DA DEFICIENCIA DE FERRO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CRIANÇA
Éder Reicardo Nascimento 1 e Solange Malentachi Abreu 1
1- Universidade de Santo Amaro, Faculdade de enfermagem, UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
INTRODUÇÃO: A deficiência de ferro desencadeia a situação mais severa a anemia ferropriva, que é a diminuição importante de hemoglobina (Hb) com redução de hematócrito (Ht), em relação aos valores reconhecidos como normais em crianças no período pré-escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com um estudo descritivo de caráter exploratório, realizado a partir de revisão na literatura utilizando publicações e trabalhos sobre o tema. Estes artigos científicos foram coletados nas bases de dados LILACS e MEDLINE, no período de 1993 à 2004, com as palavras-chave: anemia e pré–escolar. Embora vários fatores contribuam para o surgimento da anemia, como: doenças genéticas, infecções e deficiência de nutrientes, acredita-se que a enfermidade na infância em decorrência da falta de ferro, pode trazer várias conseqüências no desenvolvimento da criança, tanto no desenvolvimento cognitivo, neuro-psicomotor, crescimento, comprometimento da imunidade celular. A importância do ferro no organismo é sem dúvida notória, podemos observar o extremo cuidado do nosso organismo no reaproveitamento deste micronutriente, na hemólise das hemácias após 120 dias. Podemos perceber que há necessidade de ferro no organismo para o desenvolvimento, este nutriente desempenha importantes papeis para a criança, tanto na função respiratória, colabora no metabolismo aeróbico nos tecidos, formação da hemoglobina, podendo acarretar comprometimento no desenvolvimento na criança, ao nível de comprometimento motor e cognitivo. São encontrados pontos divergentes, com relação à conseqüência da deficiência de ferro no desenvolvimento cognitivo da criança. Alguns estudos relatam resultados positivos com relação ao comprometimento na carência de ferro no desempenho escolar, outros não demonstram evidência nesta relação. Portanto, é necessária a realização de estudos controlados e bem desenhados que possam comprovar efetivamente qual é a relação entre anemia e desempenho escolar.
Instituição de fomento: Universidade de Santo Amaro
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  CONSEQUENCIA; DEFICIENCIA; DESENVOLVIMENTO

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005