IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
DETECÇÃO DE CALICIVÍRUS EM AMOSTRAS FECAIS PROVENIENTES DE CRIANÇAS COM GASTROENTERITE AGUDA DE BRASÍLIA/DF E CAMPO GRANDE/MS.
Divina das Dores de Paula Cardoso 1 e Vinicius Barreto da Silva 2
1 - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG 2 - Faculdade de Medicina - UFG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
Dentre os vários agentes relacionados com a etiologia das gastroenterites virais os calicivirus têm sido descritos como importantes patógenos, desencadeando vários sintomas e sendo grande preocupação quando acometem crianças. Neste estudo foram analisadas 765 amostras fecais colhidas de crianças menores de 5 anos de idade, residentes na região Centro – Oeste (Brasília e Campo Grande), apresentando quadro de gastroenterite aguda. Para detecção dos calicivírus, nas amostras fecais, foi realizado o procedimento de RT-PCR seguido de analise em eletroforese em gel de agarose 2.0%. Das 765 amostras analisadas 36 foram positivas para calicivírus, sendo que das amostras em que se conhecia o gênero 17 foram provenientes de crianças do sexo masculino e 18 provenientes de crianças do sexo feminino (diferença não significativa). Calicivírus foi identificado em crianças com até 36 meses de idade, com maior percentual encontrado na faixa de 25 a 36 meses (estatisticamente não significativo).
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  calicivírus; RT-PCR; microbiologia

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005