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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
DESEMPENHO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES CAUSAIS DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA INDÍGENA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Tiburcio Souza Mattos Neto 1 e Paulo Gonçalves de Freitas 1
1- Universidade de Santo Amaro, Faculdade de Psicologia, UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
Ao considerar os índios no passado os alunos não são preparados através dos livros para entender a presença indígena no dia a dia e no futuro, ainda que os meios de comunicação estejam divulgando “de forma precária” informações referente aos índios de hoje. “O conselho Nacional de Educação resolve estabelecer, no âmbito da educação básica, a estrutura e o funcionamento das Escolas Indígenas, fixando as diretrizes curriculares do ensino intercultural e bilíngüe, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica” (Resolução n.º 3, 10/11/1999). Sujeito: 62 alunos indígenas de ambos os sexos, de 3ª,4ª,5ª e 6ª anos do Ensino Fundamental . Também fizeram parte da amostra, 7 professores sendo que 2 do 3ª e 4ª série, do Ensino Fundamental I e 5 do 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental II. Foi considerada 1 escola estadual indígena da zona sul da Cidade de São Paulo. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2003, pelo próprio pesquisador, após consentimento da Direção da Escola. Os instrumentos foram aplicados na sala de aula pelo próprio pesquisador para os alunos da 5ª e 6ª série e pelos professores de cada série para os alunos de 3ª e 4ª série. Notou-se que os alunos com desempenho escolar insatisfatório atribuíram como causa a bagunça dos colegas 18,75%; às dificuldades nas tarefas 18,75%; por causa dos meus professores com 31,25%, contrariando a hipótese de que atribuiriam preferencialmente a justificativa por causa da escola, acontecendo essa resposta somente em 12,50% das respostas. Percebe-se dessa forma que realidade social foi pouco valorizada, bem como não houve ênfase na contextualização, e na valoração cultural predominante do grupo. Justifica-se, portanto, a continuidade de pesquisas considerando justamente a proposta de reconhecer a dinâmica social e cultural do povo indígena, bem como a importância da relação professor-aluno, elementos centrais do processo de aprendizagem.
Instituição de fomento: Universidade de Santo Amaro
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  DESEMPENHO; ATRIBUIÇÕES; ESCOLA

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005