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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O INCENTIVO À LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA 1º SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA PERIFERIA DA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Alcinda Goldinho Ribeiro 1 e Luiz Carlos Garcia Vieira 1
1- Universidade de Santo Amaro, Faculdade de Educação, UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
A leitura, tão necessária enquanto prática social, precisa com urgência ser valorizada na escola, pois o seu exercício representa a possibilidade de formarmos cidadãos conscientes e atuantes no processo de desenvolvimento da nossa sociedade. Entretanto, a formação de leitores apresenta-se como um dos grandes desafios para as escolas que reconhecem a importância da leitura e pretendem difundir a sua prática desejando formar leitores críticos. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é pesquisar e reconhecer como é abordada a questão da leitura e como é realizado o incentivo na formação do leitor durante o processo de ensino aprendizagem. O processo metodológico utilizado neste trabalho foi de pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e pesquisa de campo do tipo participante e entrevista fechada envolvendo dez professores da primeira série do Ensino Fundamental. A pesquisa mostrou que 100% dos professores entrevistados gostam de ler e que lêem em diferentes situações: no preparo das aulas, para estudar e para lazer, possuindo estilo variado de leitura não se vinculando apenas aos livros didáticos. A pesquisa revelou que 100% dos professores afirmam que a leitura do tipo literatura é a que contribui para que a criança tome gosto pela leitura. 80% dos professores já participaram de cursos referentes à leitura oferecidos pelos órgãos estaduais e municipais e 90% deles acreditam que a aprendizagem da leitura e da escrita são processos distintos, portanto, não se faz necessário que a criança esteja alfabetizada para ser inserida no mundo da leitura. Conclui-se que a mudança da mentalidade do professor é a condição necessária, mas não suficiente para a transformação do trabalho escolar. A suficiência será atendida quando o professor com uma nova mentalidade assumir a necessidade de formar leitores críticos para nossa sociedade e transformar em ações o aprendizado dos alunos.
Instituição de fomento: Universidade de Santo Amaro
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  INCENTIVO; LEITOR; ENSINO-APRENDIZAGEM

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005