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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
O PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA, ATRAVÉS DO MÉTODO DAS AÇÕES FÍSICAS DE STANISLAVSKI.
Kelly Cristina Ferreira 1 e Luiz Otavio Carvalho Gonçalves de Souza 2
1- Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema - Escola de Belas Artes / UFMG 2- Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema - Escola de Belas Artes / UFMG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
O Processo de criação Cênica através do Método das Ações Físicas, de Stanislavski. Uma das dificuldades que o ator enfrenta no processo de composição de uma obra cênica é a elaboração das partituras de ações físicas. O ator é quem cria suas próprias ações em cena e é através delas que ele age e reage no macro contexto da peça teatral. Independentemente do tipo de teatro que se faça, sua poesia estará sempre em como ele articula por meio de suas ações para o espectador. Portanto, o domínio das ações físicas é de fundamental importância para arte do ator. O conceito de ação física foi sistematizado por Konstantin Stanislavski ( 1863 – 1938), após inúmeras etapas de aprendizado e prática teatral.. Esta pesquisa, teve como base a roteirização de princípios metodológicos do processo de criação atoral segundo o Método das Ações Físicas de Stanislavski, aplicado nas suas duas últimas montagens: Almas mortas de Nikolai Gogol e Tartufo de Molière. A micropeça "Uma Consulta" de Arthur Azevedo é resultado de uma experimentação prática desta pesquisa, realizada juntamente com dois alunos-atores do Curso de Artes Cênicas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  CRIAÇÃO; INTERPRETAÇÃO; SISTEMA

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005