IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
AVALIAÇÃO ECOFISIOLÓGICA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS DE Hyptis pectinata L. POIT. SUBMETIDAS A DIFERENTES VOLUMES DE ÁGUA: ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS EM PLANTAS DE Hyptis pectinata L.POIT. SUBMETIDAS A DIFERENTES VOLUMES DE ÁGUA.
Aline Alves Ferreira Lima 1, José Reginaldo Dias Jr. 1, Priscila Aragão do Nascimento e Maia 1 e Carlos Dias da Silva Júnior 1
1- Depto. de Biologia - UFS , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
A Hyptis pectinata L. Poit., popularmente conhecida como “Sambacaitá” ou “Canudinho” , é uma planta da família Lamiaceae muito utilizada na medicina popular do Nordeste brasileiro, possuindo inclusive propriedades antiinflamatórias cientificamente comprovadas. O objetivo deste trabalho foi correlacionar nesta espécie alterações bioquímicas em função do déficit hídrico. O experimento foi conduzido na estufa agrícola do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe, durante o mês de Maio de 2004,sendo utilizado um delineamento experimental inteiramente casualizado composto por três tratamentos (plantas testemunhas, recebendo 1,5L/dia- T0; plantas submetidas a estresse hídrico nível 1, recebendo 0,75 L/dia -T1; plantas submetidas a estresse hídrico nível 2, sem irrigação- T2) e seis repetições por tratamento. As plantas, as quais estavam com 124 dias de idade à época do experimento, foram cultivadas e individualizadas em vasos plásticos (com volume aproximado de 20 litros) contendo terra vegetal rica em matéria orgânica. Foram avaliados os teores de prolina e açúcares solúveis, além de acompanhamento do potencial hídrico (Ψw), conteúdo relativo de água foliar (RWC) e teor de umidade do solo (TUS). Após a análise dos resultados, foi observado um aumento significativo (p<0,05) nos teores de prolina e açúcares solúveis das plantas submetidas a estresse hídrico nível 2 (sem irrigação), caracterizando ajuste osmótico por acúmulo de solutos osmoticamente ativos. Esse aumento foi acompanhado pelas reduções do potencial hídrico foliar, teor de umidade do solo e conteúdo relativo d água foliar. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Estresse Hídrico; Ajustamento Osmótico; Hyptis pectinata

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005