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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
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ANALFABETO EU NÃO SOU, DE JEITO NENHUM!”: A ‘VEZ’ E A
‘VOZ’ DO ALFABETIZANDO DA EJA |
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Maria Josinalva Felipe de Carvalho 1,2 e Maria Estela Costa Holanda Campelo 1,2 |
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1 - Depto de Educação
2 - Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
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O nosso trabalho se configura como um Estudo de Caso de uma turma de alfabetização,
parte de um Programa de redução do analfabetismo, desenvolvido pela UFRN, em parceria
com a Prefeitura Municipal da cidade de Natal/RN. Com a pretensão de dar ‘vez’ e ‘voz’
aos alfabetizandos jovens e adultos, objetivamos investigar as suas concepções acerca dos
atributos que caracterizam a condição de estar ou não alfabetizado. Para a coleta de dados,
trabalhamos com a entrevista semi-estruturada e com quatro alunos da referida turma. A
análise dos dados evidencia que os alfabetizandos da EJA se afirmam como pessoas
alfabetizadas, pois “analfabeto eu não sou, de jeito nenhum!”. No entanto, o conceito que
têm de alfabetização envolve competências que vão além das suas possibilidades atuais de
se desincumbirem com autonomia das mais diversas atividades de leitura e de escrita.
Conhecer o público-alvo com quem trabalhamos é de fundamental importância na atividade
docente com jovens e adultos excluídos do direito à educação. Entre tantos desafios, o
professor alfabetizador deverá, da melhor maneira, envidar esforços para superar a
contradição que vivenciam os alfabetizandos da EJA que não se assumem como
analfabetos, mas têm consciência de que vivem a exclusão que o analfabetismo acarreta. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização; Analfabetismo |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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