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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
ANALFABETO EU NÃO SOU, DE JEITO NENHUM!”: A ‘VEZ’ E A ‘VOZ’ DO ALFABETIZANDO DA EJA
Maria Josinalva Felipe de Carvalho 1,2 e Maria Estela Costa Holanda Campelo 1,2
1 - Depto de Educação 2 - Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
O nosso trabalho se configura como um Estudo de Caso de uma turma de alfabetização, parte de um Programa de redução do analfabetismo, desenvolvido pela UFRN, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade de Natal/RN. Com a pretensão de dar ‘vez’ e ‘voz’ aos alfabetizandos jovens e adultos, objetivamos investigar as suas concepções acerca dos atributos que caracterizam a condição de estar ou não alfabetizado. Para a coleta de dados, trabalhamos com a entrevista semi-estruturada e com quatro alunos da referida turma. A análise dos dados evidencia que os alfabetizandos da EJA se afirmam como pessoas alfabetizadas, pois “analfabeto eu não sou, de jeito nenhum!”. No entanto, o conceito que têm de alfabetização envolve competências que vão além das suas possibilidades atuais de se desincumbirem com autonomia das mais diversas atividades de leitura e de escrita. Conhecer o público-alvo com quem trabalhamos é de fundamental importância na atividade docente com jovens e adultos excluídos do direito à educação. Entre tantos desafios, o professor alfabetizador deverá, da melhor maneira, envidar esforços para superar a contradição que vivenciam os alfabetizandos da EJA que não se assumem como analfabetos, mas têm consciência de que vivem a exclusão que o analfabetismo acarreta.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização; Analfabetismo

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005