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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
PRÁTICAS PARENTAIS E DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA
Adriano Machado Oliveira 1, Shana Hastenpflug Wottrich 1 e Marco Antônio Pereira Teixeira 1
1. Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, UFSM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Nos últimos anos tem havido um crescente interesse acerca das diferentes formas como os pais criam seus filhos adolescentes. Nesse sentido, vários estudos têm buscado identificar quais variáveis são mais relevantes para a caraterização das relações pais-filhos no contexto familiar e também a influência destas variáveis sobre diversos aspectos do desenvolvimento dos adolescentes, tais como auto-estima e comportamentos anti-sociais. Este estudo teve por objetivo verificar a existência de correlações entre seis dimensões de práticas educativas parentais (controle coercitivo, monitoração do comportamento, cobrança de responsabilidade, intrusividade, apoio emocional e estímulo à autonomia) e quatro indicadores de desenvolvimento psicossocial: auto-estima, auto-eficácia, abertura emocional e comportamento anti-social. Participaram da pesquisa 299 adolescentes (58,2% mulheres), com média de idade de 16,62 anos (dp=1,09). As variáveis foram mensuradas através de escalas de auto-relato construídas para esse estudo e outras já divulgadas na literatura. A validade e a fidedignidade das escalas construídas foram avaliadas através de análise fatorial e cálculo de índices de consistência interna, tendo se mostrado aceitáveis. Observou-se que a auto-estima, a auto-eficácia e a abertura emocional mostraram-se negativamente correlacionadas com controle coercitivo e positivamente com apoio emocional, cobrança de responsabilidade e estímulo à autonomia. Em acréscimo, a abertura emocional esteve negativamente relacionada com intrusividade. Por sua vez, o indicador de comportamentos anti-sociais mostrou-se negativamente correlacionado com monitoração do comportamento e apoio emocional. Ainda que a magnitude das correlações observadas não tenha sido alta, os resultados são compatíveis com as expectativas teóricas, indicando que as práticas educativas parentais são importantes para o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes e sugerindo a validade das medidas utilizadas.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Desenvolvimento; Adolescência; Parentagem

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005