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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
DEMANDA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
Cíntia Cristina de Menezes 1 e Maria Conceição Melo Silva 1
1 - Depto. de Administração - UFS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
Este estudo tem como pressuposto diagnosticar os atuais recursos de TI e seu uso estratégico nas instituições públicas do estado de Sergipe por entender que, esforços com a informatização dos processos no setor público desde a década de sessenta vêm melhorando a oferta de serviços ao cidadão. Para tal, realizou-se um estudo exploratório usando o método de levantamento, no qual foram entrevistados trinta e oito responsáveis pela informática nas organizações públicas estaduais entre fevereiro e março de 2004. Participaram da pesquisa, quatorze secretarias, oito sociedades de economia mista, sete autarquias, três fundações, três empresas públicas e três órgãos de apoio e assessoramento. A partir da análise dos dados, obteve-se uma caracterização da TI nos órgãos públicos sergipanos, que demonstrou haver problemas de integração dos dados organizacionais, uma tendência burocrática evidenciada pela não redução de papéis com a chegada da informática e necessidade de treinamento para os usuários do sistema (servidores públicos). Em contrapartida, O apoio do setor informática na implantação da tecnologia foi constatado na maioria das entidades e a qualificação dos responsáveis pela TI foram pontos positivos da pesquisa. Quanto à preocupação estratégica, verificou-se que 55% das instituições elaboram um planejamento estratégico, o que demonstra preocupação com um melhor direcionamento das atividades de informática, mas constitui prática a ser melhor disseminada. Depreendeu-se dos fatos apresentados que apesar da preocupação dos responsáveis pela informática em acompanhar as tendências de TI e aplicá-las na administração pública, ainda há uma certa carência de projetos e planejamento estratégico para a área de TI, definindo os parâmetros e metodologias , amenizando as resistências constantes e contribuindo, desta forma, para uma efetiva melhoria dos serviços públicos.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Tecnologia da informação; Gestão; Setor público

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005