IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O PAPEL DA INTERAÇÃO NO LETRAMENTO DIGITAL NO CURSO SURFANDO NA WEB/LABLER/DLEM
Sandra Izabel Messer 1 e Désirée Motta-Roth 1
1- Departamento de Letras Estrangeiras Modernas – UFSM , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Este trabalho enfoca o papel da interação no curso Surfando na Web (Motta-Roth, Reis e Roth, 1998), oferecido pelo Laboratório de Leitura e Redação/DLEM, em convênio com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. O curso visa desenvolver o letramento digital de alunos universitários na UFSM. O curso foi construído a partir de dois pressupostos básicos: 1) aprender pressupõe interagir e negociar significado e 2) aprender depende de solucionar tarefas. As atividades propostas articulam esses dois pressupostos de modo a levar o aluno a implementar um processo de aprendizagem que inclui realização de tarefas significativas e relevantes para si próprio. Ao final do curso, por exemplo, o aluno terá construído uma página pessoal que congrega informações coletadas, selecionadas e construídas por meio 1) da interação com o ambiente, os colegas e o professor e 2) da solução de tarefas, tais como selecionar um site de música que lhe agrade para incluí-lo em sua página ou enviar o endereço desse site por e-mail aos colegas. A interação significativa com o meio, com o professor e com os colegas é importante, pois possibilita a vivência prática dos pressupostos teóricos do sócio-interacionismo, valorizando a construção inter-subjetiva da aprendizagem.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  LETRAMENTO DIGITAL; INTERAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADO; SOLUÇÃO DE TAREFAS

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005