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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
REDES SOCIAIS E EMPRESAS - LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PERIÓDICOS NACIONAIS
Bruno Senne Pascon 1 e Ana Cristina Braga Martes 1
Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos - FGV/EAESP , FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO - FGV-EAESP
[INTRODUÇÃO] Ganhando expressividade a partir da década de 80, o estudo sobre redes sociais é de extrema relevância para organizações modernas. O objetivo deste trabalho é mostrar o resultado de minucioso levantamento bibliográfico da produção acadêmica nacional, no formato periódicos, compreendido no intervalo de 1990-2003 e nesse sentido servir como suporte para novas pesquisas.[CONCLUSÃO] A abordagem de redes, a partir da segunda metade da década de 90, foi utilizada, com maior incidência, por muitos autores para explicar fenômenos organizacionais contemporâneos. As redes utilizadas para políticas públicas, envolvendo o Terceiro Setor e a sociedade civil, apresentam-se como ferramenta eficiente para lidar com questões sociais, ambientais, serviços públicos etc., onde o Estado tem se mostrado ineficente ou omisso . A organização de empresas em torno de redes promove redução de custos de transação, aprendizagem organizacional, compartilhamento de riscos, transferência de tecnologia, compartilhamento de informações estratégicas, complementaridade de produção e, para o caso de micro e pequenas empresas, pode configurar-se como única alternativa para sobrevivência no mercado. Por intermédio da rede, micro e pequenas empresas aumentam seu poder de barganha, seu acesso à crédito, além das demais vantagens supracitadas. A abordagem de redes é utilizada para explicar processos como alianças estratégicas, parcerias, relações interorganizacionais diversas, além de serem o pano de fundo para o desenvolvimento regional, onde atores sociais distintos com interesses considerados, às vezes, conflitantes se mobilizam em torno de um objetivo comum (como atrair uma grande empresa a se instalar em determinada região) e promovem o crescimento de um município, estado, e/ou região.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Redes Sociais; Redes de Empresas; Sociologia das Organizações

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005