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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 3. Comunicação Visual |
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A POÉTICA DO CINEMA EM STANLEY KUBRICK |
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NANNA PÔSSA BONES 1 e Wilson da Silva Gomes 1 |
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1. Faculdade de Comunicação - UFBA
2. Faculdade de Comunicação - UFBA
, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA |
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Tomados como objetos os filmes Laranja Mecânica e Barry Lyndon, ambos do diretor inglês Stanley Kubrick, se fez uma análise fílmica de cada um deles, segundo a metodologia Poética do Cinema, proposta pelo prof. Wilson Gomes. Tanto para a área de Cinema quanto para a de Comunicação Visual é imprescindível avançar nas discussões metodológicas e espistemológicas, assim, o esforço de investigação ao aplicar uma metodologia consistente na análise de filmes é de extrema relevância.
Tendo como premissa que a obra cinematográfica somente se realiza efetivamente no momento em que é apreciada, a análise interna consistiu em identificar o modo com que a obra prevê os efeitos de natureza sensorial, comunicacional e emocional a serem apreciados por um espectador qualquer, real ou possível.
As obras de Kubrick variam entre os diversos gêneros cinematográficos e seguem algumas de suas convenções, no entanto, as estratégias características do diretor são significativas e sobrepõem em importância às construções convencionais, sendo, portanto, objetos relevantes para, através de uma análise interna, ter-se uma melhor compreensão das possibilidades e efeitos cinematográficos.
Nos dois filmes analisados, a falta de identificação com os protagonistas, a desconstrução moral das personagens, os finais pouco otimistas e a atmosfera sensorial não usual no cinema são mais importantes do que as histórias contadas.
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Instituição de fomento: CNPq
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
Poética; Metodologia a análise fílmica; Epistemologia |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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