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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM JORGE AMADO E MANUEL RUI
MARI CONSUELO PINTO MIRANDA SANTOS 1 e Maria de Fátima Ribeiro 1
1. Instituto de Letras - UFBA 2. Instituto de Letras - UFBA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
O painel a ser apresentado na 12a JNIC constitui resultado parcial da pesquisa “Infância, educação e transformação social nas literaturas brasileira e angolana no século XX”, iniciada em agosto de 2004. Tendo em vista as relações existentes entre as culturas brasileira e angolana, a pesquisa busca estabelecer um diálogo entre as realidades sociais dos dois países, examinando o tratamento dado à infância e à educação como vetores de transformação social no romance Jubiabá (Jorge Amado/Brasil) e na novela Quem me dera ser onda (Manuel Rui/Angola), confrontando-o à Pedagogia da Esperança (Paulo Freire) e ao pensamento marxista indiciados nessas obras. Considerando a diversidade dos contextos, perscrutam-se aproximações e distanciamentos relativos a projetos nacionais angolanos e brasileiros de caráter socialista centrados na criança, através da educação formal e informal (escola/rua), forte instrumento de luta contra a dominação colonial e a exclusão social (Amado), mas também elemento de denúncia do dogmatismo e da corrupção dos ideais revolucionários no protagonismo alcançado após a independência (Rui). Considerando ainda que a educação é um exercício político (Freire), via de acesso à construção de nações em termos libertários, avaliam-se, no tratamento ficcional, as múltiplas proposições atribuídas à participação infantil na luta contra as formas de opressão e em busca de justiça social nos dois países, ressaltando-lhes a correlação com marcas pós-coloniais de escravismo, discriminação e subalternidade e com questões identitárias étnicas e nacionais. A metodologia compreende pesquisa bibliográfica, envolvendo fichamento, análise, discussão do corpus e de textos teóricos, tomando por referência a interface entre Letras, Pedagogia e Ciências Humanas e Sociais, no campo da Literatura Comparada/Estudos Culturais.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Infância e educação nas culturas angolan; literaturas angolana e brasileira contem; discurso social(ista) em obras de Manuel

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005