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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL A PARTIR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA SUL DE SÃO PAULO
Marilande Sousa Delfino 1, Luiz Carlos Garcia Vieira 1 e Pedro Augusto Herckes Menin 1
1- Universidade de Santo Amaro, Faculdade de Turismo, UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
A Orientação Sexual na vida do educando é tão importante quanto qualquer outro saber; principalmente por ser o saber da vida, da espécie e, portanto é necessário conhecer aspectos importantes como a saúde do corpo. Foram elaborados dois questionários, semi-abertos, aplicados a 50 professores de escola tanto pública como particular. Um dos questionários tentou investigar a reflexão do professor feita a partir da exposição do assunto frente aos seus alunos e, o outro tentou investigar e levantar as próprias considerações que o corpo docente faz sobre a sua sexualidade. Apurou-se que 45% dos entrevistados apontam que a maior curiosidade dos seus alunos em relação à sexualidade diz respeito ao seu próprio corpo, 25% sobre a relação sexual; 13% doenças sexuais; 15% gravidez e 2% menstruação. A educação sexual ainda é vista como tabu para 19% dos entrevistados e 81% consideram o tema natural. A segunda etapa tentou explorar a concepção da sexualidade para o professor: 70% responderam que mantêm uma vida sexual ativa e 30% não; 55% têm alguma fantasia sexual e 45% não; 19% já realizaram sua fantasia sexual e 81% não; 74% concordam que o stress desestimula a relação sexual e 26% acreditam que sejam os problemas emocionais; 30% dos participantes responderam nunca ter tido relações sexuais. A maioria dos docentes condena a forma e maneira como os pais vêem a sexualidade e a forma negativa como encaram a orientação sexual trabalhada na escola. A partir dos resultados obtidos pode-se supor que, somente um intenso trabalho de preparação dos professores pode tentar alcançar, a longo prazo, algum sucesso na implantação das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s. A maioria dos professores concorda que o tema é natural e necessário, porém encontra dificuldades em abordá-lo em sala, pois também encontra dificuldade em lidar com a sua sexualidade. O docente e a escola precisam imbuir-se da responsabilidade social e administrar o tema como algo natural.
Instituição de fomento: Universidade de Santo Amaro
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  IMPORTÂNCIA; ORIENTAÇÃO; SEXUAL

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005